Atelliê Fotografia – Baú de Referências: 18elementos e um especial 100% iPhone

Baú de Referências: 18elementos e um especial 100% iPhone

Rabiscado por Rafaela Zakarewicz em 10/12/2013

O pintor e escritor libanês Khalil Gibran, um dos meus favoritos, dizia que: “o óbvio é aquilo que ninguém enxerga, até que alguém o expresse com simplicidade”. E é esse alguém, este tipo de fotógrafo, que eu admiro muito! Alguém que faz o simples ser genial e, com uma imagem, nos transporta do óbvio para singular.

Mas, se você acha que esse fotógrafo está com uma Leica na mão pra conseguir essa imagem sensacional, se você é daqueles que se impressiona com o exif da imagem… se você está aí desesperado pra comprar mais um lente fixa pra ter bons resultados, sinto te informar que esse artigo vai te contrariar! Aqui a pegada é outra! Como diria a minha inspiração pra esse artigo: “aqui o sistema é bruto!”.
Eu acredito que a fotografia não acontece quando o dedo pressiona o botão. Pra mim ele vem da tela mental, ela foi projetada ali quando a pessoa ligou emoção e razão. Pra mim, a fotografia vem quando a coração pressiona o peito e o piscar de olhos que dispara a imagem, lá dentro, sabe como?

Acredito mesmo que a fotografia nasce ali. E é essa ligação que me encanta, me fascina, me faz acreditar que talento não é nato, mas é essência. É primordial. É essa ligação que precisa evoluir, não sua mochila.

A fotografia vem da paixão pelo óbvio. Tem que vir do prazer em compor sem a DSLR na mão, tem que vir da compreensão de que a beleza está aí, a todo tempo. A cada instante o ser humano está fazendo fotos na sua cabeça, em cada piscar de olhos uma nova foto foi gerada… e essa foto, pode ser incrível.

Sigo acreditando que um bom fotografo precisa de duas coisas primordiais: sensibilidade pra perceber o mundo a sua volta e paixão em registrá-la. Um piscar de olhos demorado, quase cerrando os olhos, buscando guardar aquela como a ultima imagem, é essa a fotografia que eu busco. É essa fotografia que eu acredito. E o autor dessas fotos que me encanta!

Foi no instagram que eu comecei a analisar os fotógrafos de outra forma. Passei a entender a diferença, as vezes até sutil, entre quem exerce a fotografia e quem fotografa. Quem está ali brincando com o celular, mostra o quanto é capaz de enxergar a beleza no dia a dia, na simplicidade. Pessoas que demonstram o quanto a composição, narrativa, linha editorial, estilo, tudo isso, não depende de uma pauta, um trabalho, um bom equipamento, depende simplesmente de transpor em pixels as imagens que construiu ao longo do dia, lá na tela mental.

Passei a entender que alguns profissionais, e bem renomados, são fruto de muita transpiração, de muito marketing, de muito network, e são realmente bons, quando estão com suas lentes fixas, suas leivas e suas DSLRs. Outros, vivem a fotografia e nos mostram em imagens, muitas vezes quadradas e óbvias, um frame incrível do que a gente mesmo viu no nosso dia e nem enxergamos.

Fiquei três meses na Europa e muitas vezes só ia passear com uma g12 ou com o celular. Pelo simples prazer de fotografar, de exercitar o olhar, de compor cenas sem que as cifras fossem meu estimulo, sem precisar de uma DSLR pra fazer boas fotos, sem ter uma pauta a cumprir. Tenho uma dificuldade em entender quem acredita que um bom fotógrafo é aquele com lentes fixas e equipamentos de ponta e foi por isso que escolhi apresentar hoje os fotógrafos de casamento, Bruno Rodrigues e Rafael Fontana, da 18elementos: eles resolveram apostar e provar que tudo isso é verdade!

Ensaios criados e editados com iphone? a mais nova piração da 18elementos. Pro nosso deleite! Minha inspiração de hoje é especial.

18elementos (1)

18elementos (2)

18elementos (3)

18elementos (4)

18elementos (5)

18elementos (6)

18elementos (7)

18elementos (8)

18elementos (9)

18elementos (10)

18elementos (11)

18elementos (12)

18elementos (13)

18elementos (14)

18elementos (15)

18elementos (16)

18elementos (17)

18elementos (18)

18elementos (19)

18elementos (20)

18elementos (21)

18elementos (22)

18elementos (23)

18elementos (24)

18elementos (25)

18elementos (26)

18elementos (27)

18elementos (28)

18elementos (29)
 
 

Veja outras inspirações do nosso Baú de Referências

 

2 Comments »

  1. avatar
    majoy Goldschmidt 11/12/2013 at 08:46 - Reply

    Lindas fotos de pessoas que eu amo muito!!!! <3 <3 Adorei!!!
    Mamis

  2. avatar
    Alberto Kirsten 12/12/2013 at 14:48 - Reply

    Muito boas as imagens. Parabéns!!!

    Meu flickr está recheado de fotos feitas de um celular (minha única câmera no momento). Aceito críticas e sugestões.

    http://www.flickr.com/photos/askirsten/

Dê sua opinião! »

UA-12904365-1