Últimas Postagens

Entrevista: a possibilidade de ser um fotógrafo de Newborn sem estúdio

Vanessa Atalla é fotógrafa especialista em família, recém-nascido, gestante e pet. Em sua bio consta como definição de fotografia: “aquela que se deixa ser, que vive o momento e acontece de forma natural. Por isso mesmo, adotou o estilo Life Style e conquista admiradores com as histórias que conta através de suas fotografias.

Vanessa estará na 6ª edição do Newborn Photo Conference, explicando o que norteia a fotografia Newborn Life Style e aproveitou para conversar, com exclusividade para o Atelliê Fotografia, sobre esse assunto.

Confira:

newborn-photo-conference-2016-2

Atelliê Fotografia – Vanessa, conta pra gente como é que você começou a fotografar.
Vanessa Atalla – Sempre conto que tudo começou com meu avô Ica, quando eu era criança. Ele me deu uma polaroid e eu carregava essa câmera para todos os lados à escola, aos passeios ou em tudo o que fosse divertido entretanto, foi apenas quando cresci que percebi que poderia fazer disso a minha profissão.

Atelliê – Qual caminho que você percorreu para se tornar uma fotógrafa profissional?
Vanessa – Comecei a estudar fotografia no ano de 2011, em um curso profissionalizante. Quando me senti preparada comecei a trabalhar em um estúdio, mas me sentia muito presa ali. Procurei alternativas e vi que no exterior era muito comum fotógrafos especializados em fotografia externa. Adotei o estilo Life Style, criei minha própria identidade visual, site, logo, portfólio e fiz da natureza meu fundo fotográfico.

Atelliê – Então é possível viver sem estúdio?
Vanessa –Sim, é possível viver sem um estúdio desde que você goste de:

  • Trabalhar com luz natural
  • Conhecer lugares diferentes e não ter medo desse “diferente”.
  • brincar de explorar a locação e trabalhar sua criatividade com novas composições
  •  Improvisar. Por exemplo, um dia começou a chover bem no meio do ensaio e, ao invés de me lamentar porque a previsão dizia o contrário, eu aproveitei o momento para fazer umas fotografias diferentes daquelas que eu costumo fazer. O improviso nos obriga a ser mais criativos.

Atelliê – Como você definiria a fotografia Life Style?
Vanessa – Na fotografia Life Style o fotógrafo não cria cenários e nem busca poses forçadas. Costumo dizer que a fotografia perfeita é a que não fica pensando nisso, por isso procuro apenas sentir e clicar. Claro que técnica e criatividade andam juntas nesses momentos, mas como a experiência a gente automatiza isso e a prioridade se torna aproveitar aquele dia como um dia diferente daquele de sempre.

Newborn Photo Conference 2016

Atelliê – Esse será o tema da sua palestra no Newborn Photo Conference, o que você pretende explorar no palco junto aos congressistas?
Vanessa – Quero mostrar aos fotógrafos como são os meus ensaios por meio da minha fala, fotografias e história. Quero que eles percebam que o melhor jeito de fazer as coisas é com muito jeito, como fotografar um bebezinho no quarto que a mamãe dele carinhosamente decorou. Vou demonstrar como esta é a fotografia mais real, especial e valiosa que temos. E é claro, quero que todos aprendam e se divirtam.

Atelliê – Tem algum fotógrafo que te inspira?
Vanessa – Me inspira as cores de Ben Sasso e os momentos registrados pela francesa Catherine Giroux. Acredito que as nossas inspirações mudam quando a gente muda. Estamos em constante transformação. E quando a gente muda, a nossa fotografia muda junto, então posso contar um segredo? A minha maior inspiração é a vida.

Atelliê – Em relação ao Congresso. Porque a sua palestra será imperdível?
Vanessa – Palestrar num dos melhores congressos de fotografia é uma experiência incrível. Palestrar para amigos fotógrafos nos dá a oportunidade de nos conhecermos cada vez mais, tanto no lado pessoal como profissional. Também vejo como uma grande responsabilidade. Estou feliz com o convite e prometo contar todos os meus segredos, mas só vou contar para quem estiver lá de olhinhos e coração bem abertos. Se vale a pena? Conhecer um estilo diferente daquele que você não está acostumado, vale muito a pena.

Newborn Photo Conference 2016 2

 

Gostou do tema? Adquira AQUI seu passaporte presencial ou online para o 6º Newborn Photo Conference e conheça mais sobre este tipo de fotografia? Então se inscreva! Mas corra, porque as inscrições irão encerrar logo, logo.

Continue lendo sobre Newborn no Atelliê

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

*