Últimas Postagens

Entrevista: Willian Espósito conta sua história e revela informações sobre sua palestra no Newborn Photo Conference

Nos dias 19,20 e 21 de Abril acontecerá, na Avenida Paulista em São Paulo, o Newborn Photo Conference. O Atellie Fotografia, desde a primeira edição do congresso, tem atuado como parceiro do NPC, com coberturas exclusivas, sorteios de passaporte e trazido aos leitores informações sobre este que é o maior evento com prática ao vivo, dedicado exclusivamente a fotografia de Newborn do país.

Além disso, os leitores do Atelliê poderão adquirir o passaporte para o congresso através DESTE LINK e ir acompanhando semanalmente curiosidades e informações sobre cada um dos palestrantes.

Leia agora uma entrevista com Willian Espósito que revelará sua trajetória dentro da fotografia e mais detalhes sobre a sua palestra Newborn na prática, uma visão global.

NPC (1)

Atelliê Fotografia: Você será o responsável por inaugurar o ciclo de palestras do NPC, como tem se sentido em relação a isso?

Willian Espósito – (Risos). Ser o primeiro a anteceder grandes nomes será de gelar o estômago, mas acredito que meus dez anos em uma companhia de teatro farão a diferença para este momento. Estou preparando algo para ficar marcado! Quero balançar o coração dos congressistas.

Atelliê: Você pode nos contar o que é que planeja?

Willian – Uma coisa que aprendi nesses anos fotografando foi que estou rodeado por amor. Amor de pai, amor de mãe, amor de vô, vó…enfim, amor seja como for é amor, não é mesmo? Então o que eu quero é, além de dividir aquilo que aprendi nestes anos de trabalho, levar também um pouco do tanto de amor que recebo.

Atelliê: Qual a sua história com a fotografia?

Willian – Minha paixão pela fotografia já é bem antiga. Eu trabalhava como representante farmacêutico para grandes multinacionais e a fotografia era um projeto paralelo. Eu fazia alguns trabalhos como casamento, festas, books e afins e sempre mantinha na minha mente a ideia de ter um estúdio fotográfico. Naquela época eu queria saber tudo de todas as áreas da fotografia, casamento, estúdio, iluminação, flash dedicado, linguagem fotográfica, fotografia de produto, culinária até chegar em Newborn e gestante.

NPC (2)

Atelliê: Como foi sua transição para dedicar-se exclusivamente a fotografia Newborn?

Willian – Foi de uma maneira bastante inusitada. Eu tinha acabado de adquirir um equipamento de estúdio e imediatamente chamei uma amiga para fazer algumas fotos. Em seguida surgiu uma gestante, por indicação desta minha amiga que me contratou para fazer suas fotos. Depois de gostar do resultado ela me chamou novamente para fotografar o que seria o meu primeiro ensaio Newborn, um bebê de 15 dias de vida e um trabalho de 8 horas na casa da cliente.

Não foi nada fácil, pois eu ainda estava trabalhando na indústria farmacêutica e saí de lá completamente exausto às 3 horas da manhã para acordar às 6h30 do dia seguinte e seguir minha rotina comum. Para resumir, a empresa que eu estava trabalhando sofreu reestruturações e a cada dia eu via vários amigos meus sendo demitidos e eu, que havia recebido premio de melhor representante farmacêutico no Brasil, dentro da minha divisão, também fiquei desempregado e comecei a investir na ideia da fotografia.

Atelliê: Você possui um currículo notável com Workshops com grandes nomes da fotografia de Recém-Nascido, aulas nos EUA na área de gestante e Newborn e, inclusive, a participação como espectador no primeiro Newborn Photo Conference, realizado pelo IIF em 2013. Como está sendo ser agora um dos palestrante?

Willian – Isso só prova que nada na vida é por acaso. Depois de ter ficado desempregado, em uma daquelas noites de insônia abri uma revista fotográfica que assinava há anos e vi um anúncio do Newborn Photo Conference. Apesar de estar sem dinheiro, vi que aquela poderia ser minha oportunidade. Fiquei uma semana estudando, respirando e vivendo a fotografia como eu sempre quis. Percebi então que tudo aquilo que queremos esta em nosso alcance, a diferença entre alcançar ou não está no entusiasmo, esforço, dedicação e vontade, o resto são histórias como estas que acabei de contar.

NPC (2)

Atelliê: Na sua opinião, quais são os principais passos a serem seguidos por quem deseja se especializar na área de Newborn?

Willian – O primeiro passo e ter muita dedicação, se especializar e procurar conhecer a visão de outros profissionais para que assim possa formar a sua própria. A meta pode até ser o resultado final, mas o mais importante é sem duvida o caminho percorrido, ou seja, atentar-se para as novidades, prepara-se com grandes profissionais que já enfrentaram muitas dificuldades dentro desse mercado e que tem muito a dividir e claro, estar presente nos grande eventos fotográfico, especialmente de nichos como o NPC.

Atelliê: Por último, Newborn na prática, uma visão global. O que você pretende oferecer aos espectadores nesta primeira palestra da 6ª edição do NPC?

Willian – No início da minha prática profissional eu tive muitas dúvidas e muitas falhas, hoje percebo que é preciso errar muito para que assim possamos passar a acertar. A minha intenção na palestra é demonstrar a otimização de tempo num ensaio Newborn, tendo assim mais material para oferecer ao cliente sem manipular demais o bebê e sem, com isso, correr o risco de acordá-lo. O processo criativo é algo que deve ser pensando com antecedência, depois fica orgânico, mas este ponto só será atingido fruto de muita pesquisa, olhar treinado e tentativa. É preciso tentar, tentar e tentar até conseguir chegar no resultado almejado. Esta dinâmica é o que mais quero mostrar, tanto pra quem já trabalha com isso, quanto pra quem está vendo pela primeira vez, acredito que será muito bom estar lá pra dividir meu conhecimento com cada um dos congressistas.

NPC (1)

Continue lendo sobre Newborn no Atelliê

Mais informações sobre a 6ª edição do Newborn Photo Conference no site oficial

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

*