Últimas Postagens

“O retrato tradicional, com uma pegada moderna e uma pitada de moda”, entrevista exclusiva com Daniela Bertolucci

Quem entra no site de Daniela Bertolucci não consegue deixar de notar o incrível trabalho realizado pela fotógrafa no que diz respeito ao retrato feminino. Daniela desenvolveu um estilo de fotografia que denominou Retrato Contemporâneo cujo objetivo é retratar mulheres ditas “fora dos padrões convencionais de beleza” e que não se sentem à vontade a frente de uma câmera fotográfica, para, através do incrível trabalho de direção da fotógrafa, captar a essência de cada uma dessas mulheres, valorizando seus pontos fortes e revelando belezas que estavam latentes.

Daniela Bertolucci estará na 6ª edição do Newborn Photo Conference, contando todos os segredos sobre este estilo fotográfico e aproveitou para contar, com exclusividade para o Atelliê Fotografia, como foi sua trajetória até alcançar o sucesso.

Confira:

Daniela_Bertolucci_7

Atelliê Fotografia – Daniela, primeiramente, o que todos nós queremos saber e que pouca gente conta é: Qual é a sua história dentro da fotografia? Como, quando e porque você começou a fotografar?

Daniela Bertolucci – Sempre tive vontade de ter meu próprio negócio. Quando criança, desenhava e vendia minhas “obras de arte” para meus avós. Este chamado empreendedor foi abafado pela crença de que o melhor caminho era o tradicional e mais seguro, com salário, férias e 13º. Sempre me senti útil compartilhando meu conhecimento. Minha brincadeira preferida quando pequena era escolinha. Não por acaso, me tornei professora por formação. Mas, antes de merender ao ensino, passei muitos anos acreditando que não teria estabilidade financeira se escolhesse ser professora. Mas era um emprego que pagava as contas e oferecia vantagens (seguros, bolsas) para minha família, por isso, permaneci nele até me tornar autora de materiais didáticos e editora. Até que nasceu minha segunda filha e ganhei uma câmera digital. Essa parte é parecida com a história de muitos colegas: me apaixonei pelo hobby da fotografia e comecei a estudar obstinadamente. De repente, me vi sendo contratada para fotografar e percebi que ali estava nascendo um novo trabalho. A coisa ficou séria e eu passei dois anos me dividindo entre sala de aula, editora e fotografia! (Quem me conhece sabe que gosto de me manter muito ocupada.) Até o dia em que precisei escolher e dedicar meu tempo a uma área específica, para me especializar e me dedicar 100% a ela. Resumindo, hoje em dia, concilio todas as minhas paixões de infância como fotógrafa, professora e empreendedora.

 

Atelliê – Na sua palestra do Newborn Photo Conference você irá palestrar sobre o tema “Retrato Contemporâneo, a nova tendência do ensaio feminino”. Você poderia explicar um pouco mais sobre o que seria o Retrato Contemporâneo, a que tipo de fotografia diz respeito e de onde ele surgiu?

Dani – Nunca gostei de me ver em fotos, me critico muito. Por uma questão de vaidade, fico imaginando como serei lembrada pelos meus netos e bisnetos. Por outro lado, sempre curti demais a reação das pessoas que eu fotografava, e tinha absoluta certeza de que a maioria das mulheres desejavam ter pelo menos um retrato onde elas se achem lindas. Percebi que a minha necessidade era a necessidade de muitas! E foi então que resolvi estudar direção de pessoas que não são modelos de profissão, não têm a medida considerada ideal pelas revistas, nem, muito menos, se sentem à vontade na frente da câmera. Pelo contrário! Meu maior prazer na fotografia hoje em dia é ouvir todas as auto-críticas da cliente e em seguida mostrar para ela como eu a vejo: única e estonteante.

Daniela_Bertolucci_8

Atelliê – Porque que esta seria uma nova tendência para o ensaio feminino? Do que ele difere das outras formas de retrato? Quais as expectativas das clientes neste tipo de fotografia? 

Dani – Resolvi batizar este projeto de Retrato Contemporâneo pois procuro resgatar os retratos tradicionais – aqueles que vemos de personagens importantes da história e, quando temos sorte, dos nossos antecedentes, com uma pegada moderna e uma pitada de moda. Trabalho sempre com o maquiador Luiz de Luca e a stylist Juliana Valente, que auxilia minhas clientes a escolher um figurino que reflita sua personalidade e seu estilo de vida, mas ainda assim permita que ela viva uma experiência fora do comum, do cotidiano. O styling e a maquiagem ajudam a cliente a abandonar por um momento sua vida corriqueira e atarefada e criar uma versão 2.0 dela mesma. Conseguimos extrair a pessoa do seu dia a dia para que ela experimente um novo patamar de auto-estima e confiança. A produção é extremamente importante, mas é na hora de dirigir a cliente que ela cria uma conexão com ela mesma. Para mim, um ensaio bem sucedido é aquele em que esta conexão transparece no olhar. Meu foco maior é buscar um olhar cativante.

Atelliê – Como será sua palestra no NPC e porque o congresso está imperdível?

Dani – Nesta edição do NPC, pretendo passar dicas práticas e aplicáveis para aumentar a segurança do fotógrafo ao dirigir. Elas servirão para qualquer ensaio onde se queira valorizar os traços e aumentar a auto-estima da mulher, tanto em ensaios individuais ou em família e casal. Em relação ao congresso, ele está repleto de palestrantes experientes com muita informação para compartilhar. O NPC é essencial para fotógrafos que desejam se manter atualizados sobre as novas tendências do mercado. É ideal tanto para fotógrafos iniciantes quanto para aqueles que já se estabeleceram no mercado, e até para os que se sentem estagnados, pois trará inspiração e frescor ao seu olhar de artista e fotógrafo. A troca de experiências e networking com outros congressistas também será uma chance de criar sua própria rede de apoio entre colegas.

Daniela_Bertolucci_9

 

Gostou do tema? Quer ver a Dani Bertolucci ao vivo na versão presencial ou online do 6º Newborn Photo Conference e conhecer mais sobre este tipo de fotografia? Então se inscreva! Mas corra, porque as inscrições irão encerrar logo, logo.

Mais informações sobre a 6ª edição do Newborn Photo Conference no site oficial

Continue lendo sobre Newborn no Atelliê

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

*