Últimas Postagens

Eu fui: Especial Atelliê no EB2015 – Como foram as Palestras?

Primo Tacca Neto (foto: Rapha Diniz)

Primo Tacca Neto (foto: Rapha Diniz)

No primeiro dia de Estúdio Brasil 2015, eu cheguei na hora do almoço fiz meu credenciamento que foi super ágil e corri para a primeira palestra do dia que foi a do Primo Tacca Neto, sobre “Como ser diferente no mundo dos Iguais”. Foi uma ótima palestra, ele sempre bem criativo e dinâmico e fez uma demonstração de um retrato com uma convidada da plateia utilizando um esquema de 3 pontos de iluminação, resultando em um ótimo resultado de luz e foto.

Na sequência após um intervalinho, iniciou a palestra do Rodrigo Junqueira sobre Fotografia Pet “Entre quatro paredes: Pet, fotógrafo de luz”. Confesso que nunca me aventurei nessa área, mas quando ele foi falando ao longo da sua palestra das dicas e formas de se fotografar um Pet, as dicas e etc, eu comecei a me familiarizar com o tema até que ele resolveu fazer uma demonstração prática de tudo: ele fotografou a Cleo, sua linda, educada e fotogênica Labradora. Muitos suspiros do público, foi superdivertido e ela se comportou super bem. A terceira palestra desse primeiro dia foi com a Simara da Rosa, falando sobre o tema Fotografia de Negócios e foi bem interessante pois foram ela falou de sua própria experiência de começo de carreira, de como estabelecer parcerias monetizáveis, como se estabelecer no mercado e etc.

Rodrigo Junqueira (foto: Rapha Diniz)

Rodrigo Junqueira (foto: Rapha Diniz)

Rodrigo Junqueira (foto: Rapha Diniz)

Rodrigo Junqueira (foto: Rapha Diniz)

A primeira palestra do segundo dia de Congresso foi com a dupla mais do que dinâmica Eduardo e Márcia Fernandes. Falaram tudo sobre fotografia de crianças, de como podemos usar a luz natural sempre a nosso favor dando dicas e possibilidades para conseguirmos ótimos resultados. Depois fizeram demonstrações ao vivo com duas crianças em cima de uma cama numa algazarra muito divertida.

A segunda palestra do segundo dia, foi com a fotógrafa Michelle Moll com o tema Fotografia Sensual e iluminação Boudoir. Em sua fala, ela a todo momento ressaltava a força que que uma boa fotografia de mulher possui, luzes que valorizam um ensaio sensual sem ser vulgar e na sua prática ao vivo (a qual não pudemos registrar por respeito a modelo no palco) ela deu muitas dicas de modelagem para pessoas que não modelos profissionais. Foi uma palestra ao mesmo tempo bem didática e prática e o seu resultado ao vivo surpreendeu a todos nós congressistas.

Continuando com essa pegada de fotografia sensual, porém com o viés da fotografia Fashion, o palestrante que entrou em seguida deu dicas sobre como “glamourizar” um ensaio feminino fashion trazendo essa temática para o mundo dos books pessoais. João Prospiter falou sobre sua carreira, sobre os problemas que já enfrentou até chegar no reconhecimento profissional atual e nos apresentou três demonstrações ao vivo no seu tema; primeiramente ele fotografou dois modelos profissionais (homem e mulher) e depois escolheu aleatoriamente uma moça da plateia para fazer alguns retratos. Você já deve imaginar que o resultado ficou bem interessante.

Eduardo e Márcia Fernandes (foto: Rapha Diniz)

Eduardo e Márcia Fernandes (foto: Rapha Diniz)

Michelle Mol (foto: Rapha Diniz)

Michelle Mol (foto: Rapha Diniz)

João Prospiter (foto: Rapha Diniz)

João Prospiter (foto: Rapha Diniz)

Renata Bittencourt (foto: Rapha Diniz)

Renata Bittencourt (foto: Rapha Diniz)

Fechando o segundo dia de evento, a palestrante Renata Bittencourt falou tudo sobre diagramação de álbuns fotográficos, o seu conceito na prática, softwares recentemente atualizados, parceiras de diagramação e impressão fotográfica. Foi bem esclarecedor ouvir de uma profissional todas as dicas que ela nos passou.

Já o primeiro momento do último dia de Congresso não foi fácil! São Paulo virou o tempo, estava chuvosa e bem fria e logo cedo a equipe do Estúdio Brasil nos fez alongar, gritar, acordar para o dia que se iniciava. Foi bem divertido.

A primeira palestra desse dia foi com o fotógrafo Thiago Piccolo falando para nós sobre a área de Fotografia de Partos. Isso mesmo, todas dicas e formas de nos profissionalizarmos nessa área que é tão pouco comentada nas nossas rodas de conversas fotográficas. Mostrou vídeos de como é o seu dia a dia de trabalho, falou sobre os equipamentos mais adequados a serem utilizados e pautou também questões éticas que os fotógrafos que queriam se aventurar nessa área deveriam tomar. Foi uma palestra emocionante, pude perceber muitas pessoas com os olhos cheio de lágrimas (convenhamos, o momento de um parto é muito forte).

Thiago Piccolo (foto: Rapha Diniz)

Thiago Piccolo (foto: Rapha Diniz)

Na sequência foi a vez da fotógrafa Laura Alzueta falar sobre fotografia Newborn e Acompanhamento de Crianças na fotografia. Mostrou bastante vídeos sobre depoimentos de algumas clientes suas, deu muita importância mais na parte de manejo e carinho com o cliente que devemos ter do que simplesmente na parte técnica da área. Nas suas demonstrações ao vivo, ela fotografou 2 bebes e uma sessão “Smash The Cake” ao vivo. Intervalo para o almoço, momento de descansar um pouco, colocar as ideias no lugar, reencontrar alguns amigos que não víamos há temos e bater aquele papinho.

A parte da tarde era bem esperada pela atração internacional: Craig LaMere foi o primeiro palestrante do último dia. Ele falou muito sobre como nossa fotografia tem que se fazer um diferencial e não ficar a margem das formas clichês que vemos muito por aí. Deu milhares de dicas de iluminação como luz de Boudoir, Borboleta, circulares, retratos com apenas 1 ponto de luz e assim se seguiu. A todo momento que ele falava e a gente escutava atentamente a tradução simultânea, ele demonstrava na prática com uma modelo. Assim que a palestra acabou, ele foi aplaudido com muito carinho pelos congressistas.

Craig LaMere (foto: Rapha Diniz)

Craig LaMere (foto: Rapha Diniz)

Laura Alzueta (foto: Rapha Diniz)

Laura Alzueta (foto: Rapha Diniz)

Caca Rodrigues (foto: Rapha Diniz)

Caca Rodrigues (foto: Rapha Diniz)

17h, último dia, o cansaço já começava a aparecer e eis que o palestrante Cacá Rodrigues, uma simpatia de pessoa, entrou no palco bombeando toda sua animação naquele momento. Foi uma efervescência, todo os congressistas bem compenetrados na sua palestra que teve como tema Business, Planejamento de Carreira e Marketing. Nada melhor do que terminar uma maratona de qualidade de palestras de 3 longos dias com aulas e demonstrações de Marketing.

Eu gostei bastante dessa edição do Estúdio Brasil, foi a primeira vez que participei, percebi o quando a curadoria desse evento foi responsável em amarrar temas concomitantemente ligados uns aos outros e claro, o peso do time de palestrantes e profissionais que tivemos a oportunidade de trocar ideias. O que mais me chamou a atenção foram as demonstrações ao vivo dos momentos práticos que cada palestrante demonstrou! Estava tudo ali, aquela teoria se tornando realidade nos nossos olhos; isso que será para mim o momento mais marcante. E que venha a próxima edição. Valeu, Editora Photos!

 

Eduardo e Márcia Fernandes (5)

Post e fotos enviados por Raphael Diniz, correspondente Atelliê no EB2015. Rapha é um psicólogo goiano, recentemente se mudou para São Paulo em busca de profissionalização na Fotografia de Retratos e Moda.

Seu trabalho pode ser acompanhado via instagram, facebook e site oficial.

Eduardo e Márcia Fernandes (14)

Acompanhe outras postagens sobre o Estúdio Brasil 2015 no Atelliê: #AtellieNoEB2015

 

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

*