Últimas Postagens

Eu Fui: Newborn Photo Conference 2016

Visão Geral

A sexta edição do Newborn Photo Conference aconteceu na semana de véspera de feriado de Tiradentes e estava lotado de participantes presenciais. Digo presenciais, pois também haviam pessoas que puderam assistir ao vivo as palestras pela internet na plataforma do Instituto Internacional de Fotografia, IIF. Ao menos uns 700 participantes lotaram o Teatro Gazeta na Avenida Paulista.

Percebi que o público do evento era bem feminino, haviam alguns homens, mas vou falar sobre essa minha impressão mais adiante. O primeiro momento do primeiro dia foi com o fotógrafo William Espósito e ele abordou aspectos globais que envolvem o mundo Newborn. Foi uma palestra bem expositiva e o fotógrafo demonstrou também ao vivo, práticas fotográficas com um bebê bem novinho de 10 dias. Falou sobre os acessórios que usou, os fundos infinitos, os detalhes que fazem toda a diferença e o quão importante é sermos criativos nesse momento. Muitos participantes puderam também tirar dúvidas ao vivo sobre aspectos de iluminação, profundidade de campo, potências de flash e etc.

William Espósito

Sis Foto e Design

A segunda palestra foi com as fotógrafas Gabi Abreu e Camila Calegari que compõem o duo Sis Foto e Design. Elas falaram sobre tudo aquilo que precisávamos saber a respeito de fotografar os pequenos modelos. Foi uma ótima palestra. Em seguida, a primeira palestra internacional, ficou sob o comando da fotógrafa renomada Ana Brandt de Nova Iorque. Ela que há 15 anos é especialista em fotografia Newborn e de Grávidas, falou sobre a melhor iluminação para usarmos nesses momentos, respondeu muitas perguntas (tudo ao vivo com tradução simultânea) e foi ovacionada pelos presentes, ela se emocionou, foi lindo de ver. Ela também uma prática ao vivo também com algumas grávidas, falou sobre poses, como dirigir uma grávida afim de captarmos os melhores ângulos e sobre alguns efeitos diferenciais como tecidos leves e específicos, ventilador nos cabelos e etc.

O fotógrafo e palestrante seguinte, Rafael Ferreira, nos demonstrou dicas, truques e muitos tutorais de edição e tratamento de imagem afim de facilitar nossas vidas na pós-produção fotográfica, usando o Photoshop. Todos os participantes se mostraram bem interessados na prática.

Ana Brandt (2) Ana Brandt Rafael Ferreira
PS

E fechando o primeiro dia de palestras, a Fotógrafa Paloma Schell falou sobre enquadramento, equilíbrio, cor e a arte da composição. Sua palestra foi muito complementar no que diz respeito ao estudo das cores no momento da captação fotográfica de uma sessão, bem como à escolha dos acessórios mais assertivos e harmônicos para que um resultado mais consistente seja alcançado. Ao longo de sua palestra, Paloma enfatizou a importância de dominar a composição de uma foto visando a linguagem de cada profissional. Afirmando que o trabalho do fotógrafo se complementa com a busca de muitas e boas referências para que a zona de conforto seja abandonada.Foi interessante também perceber como Paloma parece priorizar em seu trabalho o uso de lentes claras e o valor de uma boa iluminação.

No segundo dia, iniciamos as palestras com a fotógrafa norte americana Brittany Woodall que contou tudo sobre a melhor iluminação para fotografarmos Newborn. Muitas dúvidas foram perguntadas pelos participantes, ela sempre muito solícita respondeu a todas e no final ela demonstrou ao vivo uma mini sessão fotográfica com um lindo bebê.

Após esse momento, o fotógrafo Alex Mantesso falou sobre um tema de muito interesse comum, que foi sobre a formação de preço e lucratividade. De forma muito expositiva e intuitiva, o fotógrafo montou uma planilha colaborativa com a ajuda dos participantes e no fim esboçamos um orçamento, chegamos a um custo, falamos de preço e nos sentimos bem orientados. Motivo de aplausos no fim pois Alex disponibilizou todo o conteúdo online.

As meninas da ABFRN (Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos) deram uma palavra e fizeram algumas recomendações sérias a respeito da ética dessa área da fotografia e também sobre a saúde dos bebês. Já Vanuza Amarante fez a palestra seguinte falando sobre Design de Álbuns. Ela falou sobre o cuidado mínimo necessário que devemos ter na entrega dos nossos produtos fotográficos tão importantes quanto uma sessão fotográfica e focou em vários detalhes de design, abordou temas psicológicos de estudo de cores afim de confeccionarmos um álbum que agrade nossos clientes e no fim passou a sua lista de fornecedores. Perfeito!

Birttany Woodall Alex Mantesso Vanuza ABFRN

A fotógrafa americana Amy McDaniel, demonstrou em sua palestra sequente, composições de poses e transições dessas numa sessão Newborn. Muita técnica, responsabilidade, falou sobre as principais poses Newborn e os cuidados que devemos ter nas mesmas.

Amy McDaniel

No último dia, a fotógrafa Daniela Bertolucci demonstrou ao vivo a captação de retrato de algumas mulheres, deu muitas dicas sobre referências contemporâneas e falou sobre essa nova tendência nos ensaios femininos. O casal Simone Silvério e Jaiel Prado, falaram em sua palestra sobre o fotógrafo como empresário, sobre fluxo de trabalho e produtividade. Deram muitas dicas sobre plataformas de construção de sites funcionais e quão importante são os profissionais dessa área estarem sempre em busca de formação técnica de excelência.

Outro casal de fotógrafos, Virginia Guimarães e Tiago Lambão que se denominam Crazy Little Thing, falaram sobre registrar a família de forma real e espontânea com o estilo lifestyle. Eles, que se baseiam na escola circense, demonstraram ao vivo com muita leveza, delicadeza e emoção, uma sessão fotográfica com uma família linda.

Daniela Bertolucci Simone e Jaiel
Crazy Little Thing Cistiano Borges

Um momento muito importante e bem divertido foi a palestra do fotógrafo Cristiano Borges. Ele falou, demonstrou ao vivo, dicas de marketing de guerrilha, técnicas criativas e prospecção de vendas. E, fechando esses três dias maravilhosos de evento, a fotógrafa Vanessa Atalla falou em sua palestra de modo bem simples, singelo e ao mesmo tempo cheio de referências pessoais, sobre o ato de fotografar o bebê de forma livre e natural.

Voltando ao começo, eu disse que minha impressão sobre o público feminino ser bem maior do que o público masculino presencial e eu estava certo disso.

Percebi o interesse que elas tiveram quando faziam suas perguntas de dúvidas, sobre como todas estavam engajadas em saber mais a respeito das técnicas responsáveis da fotografia Newborn. A mulher em si, mãe ou não, tem um tato mais apurado e delicado com bebês e percebi que isso se confirmou pelo interesse do público presente. Para mim, foram três dias de cobertura e aprendizado superimportantes e, o que antes era uma área da fotografia que eu não pratico, se tornou agora um assunto de me interessa em ainda poder adquirir conhecimentos sobre esse mundo.

Agradeço ao Atelliê Fotografia pelo convite da participação e também ao IIF pela realização do mesmo.

Vanessa Atalla

Post e fotos enviados por Raphael Diniz, correspondente Atelliê no NPC VI. Rapha é um psicólogo goiano, recentemente se mudou para São Paulo em busca de profissionalização na Fotografia de Retratos e Moda.

Seu trabalho pode ser acompanhado via instagram, facebook e site oficial.


 

Relembre como foram as outras edições do Newborn Photo Conference AQUI.

Continue lendo sobre Fotografia de Bebês no Atelliê

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

*