Últimas Postagens

Eu Fui: Wedding Brasil, um congresso que vai além de palestras e palavras

Fotos: Rafael Canuto

Fotos: Rafael Canuto

A oitava edição deste super congresso de fotografia aconteceu entre os dias 24 a 28 de abril de 2016 no ANHEMBI São Paulo. Contemplando vários temas além da fotografia de casamentos, este ano também pudemos conferir os interessantes núcleos de empreendedorismo, família e tecnologia com vários temas ligados à fotografia e pertinentes à vários segmentos da nossa profissão.

Estive presente nos três dias de congresso e pude assistir palestras de diferentes núcleos para relatar aqui para o Atelliê como é essa experiência de viver 3 dias de intensa imersão na fotografia.

No primeiro dia de Wedding Brasil, o palco principal recebeu 4 gigantes da fotografia, não somente de casamentos, mas também do fotojornalismo. O primeiro deles, Lauro Maeda, já começou salientando a importância de buscarmos nossas referências wedding, muito além do trabalho dos próprios fotógrafos de casamento: “é em outras áreas que vamos entender o que é realmente uma referência fotográfica”.

Em seguida, o gringo Jesh Derox subiu ao palco principal para nós fazer resgatar o sentimento de que: somos importante. Extrovertido e alegre, Jesh também nos proporcionou uma reflexão sobre o valor da postura e da imagem de ser elegante, em detrimento àquilo que realmente somos. Isso é um erro fatal que acaba nos limitando e nos tornando pessoas não importantes, segundo Derox.

Rafael Bigarelli entrou em cena já no fim da tarde nos trazendo um pouco da sua experiência como fotógrafo de casamentos. Ele, de uma forma simples, colocou todo o público para refletir sobre o posicionamento do fotógrafo junto ao casal e sobre a preocupação em realmente registrar a história dos noivos e não apenas cumprir um protocolo.

E, para fechar a primeira noite de congresso, o norte americano Joe McNally trouxe até nós suas grandes experiências proporcionadas pela fotografia jornalística: “grandes fotografias sempre tem grandes histórias e são fotografias verdadeiras”, ele conta.

Nei Bernardes | Foto: Rafael Canuto

Nei Bernardes | Foto: Rafael Canuto

Rafael Bigarelli | Foto: Rafael Canuto

Rafael Bigarelli | Foto: Rafael Canuto

Ana Tex | Foto: Rafael Canuto

Ana Tex | Foto: Rafael Canuto

O segundo dia de congresso começou com Ana Tex abordando o tema mídias sociais de forma clara e bem ampla, sanando dúvidas da plateia e explanando o assunto de forma simples. Em sua palestra “Como alavancar seus negócios com o poder das novas mídias”, Ana ensinou como aumentar a visibilidade do seu negócio. Assunto que interessou a todos.

Seguindo minha passagem pelos diferentes núcleos foi a vez de separar um tempinho durante o congresso para acompanhar a palestra da Duo Borgatto: “Como a moda e o design podem ajudar a definir um estilo” — uma verdadeira aula sobre o assunto! Fabio e Ju falaram sobre a força que conceitos como a luz, cores e simetria tem na fotografia de casamento e como equilibrá-los adicionando mais do seu estilo na sua fotografia.

Com uma das palestras mais emocionantes, André Mansano convidou o público a uma reflexão sobre o que os olhos não veem. Através de sua leitura, Mansano nos mostrou elementos na fotografia que, embora “invisíveis”, são sentidos pelo coração. Sua palestra contou com a presença do fotógrafo cego Teco Barbero que, com uma admirável simplicidade ao falar, nos trouxe ao entendimento sobre o que realmente não pode ser visto pelos olhos.

‘’Pare de fazer rascunhos’’, foi a alerta de Robison Kunz sobre as fotografias incompletas nos incentivando a realmente acreditar em uma ideia e investir nela. “Acredite na sua intuição. Ela sempre esteve aí!”, dizia o fotógrafo.

 

Finalizando o 2º dia do congresso, o norte americano Sal Cincotta trouxe para o público uma verdadeira aula sobre direção e como conseguir melhores composições para enriquecer o seu retrato, juntamente com excelentes dicas para fotógrafos que querem se destacar no mercado.

Teco Barbero, o Fotógrafo Cego | Foto: Rafael Canuto

Teco Barbero, o Fotógrafo Cego | Foto: Rafael Canuto

Rafael Benevides | Foto: Rafael Canuto

Rafael Benevides | Foto: Rafael Canuto

Gabriel de Faria | Foto: Rafael Canuto

Gabriel de Faria | Foto: Rafael Canuto

Para iniciar as palestras do 3° e último dia, Rafael Benevides subiu ao palco principal do Wedding Brasil. Acreditando que a imagem tem o poder de revelar quem somos e o que somos, nossos medos, nossas alegrias, nosso passado e futuro, Benevides apresentou diversos exemplos ao público de como nossas imagens falam por si mesmas.

“Conquiste novos clientes e construa uma carreira sólida” foi o tema da palestra do Gabriel de Faria. Além de nos proporcionar uma grande aula sobre como utilizar de forma eficiente as plataformas digitais para prospecção de clientes e fidelização, Gabriel também nos orientou sobre a importância de ser um criador de conteúdo para se conectar com o seu público alvo.

No dia 28 de abril, Nei Bernardes finalizava a oitava edição do Wedding Brasil com o tema “A busca por fotografias perfeitas”. Nei comentou sobre o poder da autocrítica e como olhar as próprias fotos pode ser um exercício estimulante a respeito do que pode ser melhorado, criado ou revolucionado para melhorar a fotografia já registrada. Mostrando diversos exemplos e casos, Nei Bernardes deu uma aula sobre criatividade e ainda chamou os colegas palestrantes para uma prática coletiva com todos.

O Wedding Brasil edição 2016 contou com a participação de fotógrafos e video makers de diversas partes do mundo provando algo que já sabemos: A fotografia é universal, o sentimento proporcionado por esta arte ultrapassa as barreiras e fronteiras e desconhece os limites.

Agradeço de coração ao Atelliê por ter me dado essa oportunidade incrível de dar um passo à frente na minha carreira e de evoluir como ser humano presenciando esse incrível congresso que vai além das palavras.

Foto: Rafael Canuto

Foto: Rafael Canuto

Post enviado por John Weslley, fotógrafo de casamentos e correspondente Atelliê no WB2016.

Foto: Rafael Canuto

Foto: Rafael Canuto

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

*