Últimas Postagens

5 dicas para deixar seu ensaio mais confortável

Foto: Lucas Silvestre

Fotógrafos, chegou a hora de todos nós nos colocarmos do outro lado da câmera, de ter empatia. Ser fotografado, principalmente por um estranho, não é uma tarefa fácil para todo mundo. Há, em torno disso, todos os tabus e receios que a pessoa tem sobre si mesma, os paradigmas sobre seu próprio corpo…

Quando alguém nos contrata, por indicação ou por encontrar nosso trabalho na internet, este cliente pouco sabe sobre nós enquanto pessoas. Foi pensando nisso que a Emma Grigoryan nos ajuda, nesse artigo para o FStoppers, com 5 dicas para deixar qualquer um mais confortável frente às lentes. 

1 – Beba e converse

Ao chegar no estúdio ou locação em que as fotos serão feitas, sempre receba o fotografado de uma forma leve e com um sorriso no rosto. Todos temos dias ruins e/ou intensos, às vezes, tudo que a pessoa precisa é saber que chegou em um lugar agradável e calmo. Posar, principalmente quando se está fazendo isso pela primeira vez, pode ser uma tarefa bem estressante, ofereça algo para o seu cliente beber, seja um chá, um café, um suco ou uma simples água e beba com ele. Pessoas que compartilham bebidas com você, estão mais propensas a compartilharem um pouco mais delas mesmas, o que te ajudará nas fotos. Então durante este período que vocês estiverem bebendo algo, converse, pergunte e se mostre interessado sobre a pessoa, estas atitudes tranquilizam.

2 – Música

Música no ambiente da foto é sempre um tiro certo. Cria uma atmosfera agradável. Canções neutras são boas para deixar de som ambiente, mas para conquistar ainda mais o fotografado, você pode perguntar a ele que músicas e artistas ele gosta, assim, ele se sente ainda mais a vontade e em um ambiente mais ‘íntimo’. Você pode até não gostar de algumas coisas, mas no final você terá um cliente satisfeito e bem mais relaxado durante a sessão. 

Foto: Lucas Silvestre

3 – Conforto

Nós, fotógrafos, estamos acostumados com as loucuras do dia a dia de nossa profissão. Horas em pé, condições loucas de trabalho, mas alguém que vai posar pela primeira vez, pode se assustar com certas ocasiões, o que pode gerar desconforto durante o ensaio. Então garanta sempre que seu modelo esteja confortável e seguro no ambiente das fotos. 

4 – Mãos

Estamos sempre usando as mãos o tempo inteiro, conseguimos ficar até horas em uma roda de conversa sem nem nos preocuparmos com as mãos. As poses são naturais. Mas isso acaba quando uma câmera é apontada pra gente. Um modelo profissional pode te entregar um arsenal de poses, mas alguém sem experiência, logo que começa o ensaio vai acabar de perguntando “o que eu faço com as mãos”. Planeje seu ensaio e entregue à ela algo que ela possa segurar e que componha bem com as fotos. Se tiver um objeto que ela possa rodar ou brincar só com as mãos, ao longo do tempo a pessoa nem vai se lembrar que elas estão ali. 

Foto: Lucas Silvestre

5 – Direção

É claro que não é sempre possível, mas é bom chegar ao set de fotos sabendo o que quer — em relação a luz, roupas e pose. Ter em mente planejado como será o trabalho, facilita no processo de construção e realização do ensaio. Deixe seu modelo saber o que você quer, não só peça tal pose, mas explique o porque daquela pose, o que ela tem a ver com a organização das fotos em geral e o que você pretende registrar, permita que de fato que seu cliente embarque com você nas loucuras. Isso dará mais confiança. Mas esteja sempre buscando referências, estude o portfólio de seus fotógrafos preferidos, análise o que outros também estão fazendo, isso te ajuda nos momentos em que se é pego de surpresa, você se sente preparado para realizar o trabalho pois está com a mente repleta de inspiração. 

 

Foto: Lucas Silvestre

 

Lucas Silvestre, 22 anos, fotógrafo de shows e retratos — Instagram

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

*