Últimas Postagens

Dica de Expô: Mostra em SP reúne 80 fotos da Magnum sobre o cinema

USA. California. 1955. James DEAN during the filming of “Rebel Without a Cause,” inside the planetarium.

 

Deu na Fotografe Melhor — Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o cinema se popularizou como um dos principais meios de informação, pelos cinejornais e documentários, e principalmente, como entretenimento. Foram fincados nos memoriais e páginas de revista tanto as personalidades políticas quanto a nova classe de atores e celebridades, também acompanhados de perto por grandes fotógrafos da época. A exposição Magnum no Cinema apresenta 80 imagens feitas por profissionais da Agência Magnum dos bastidores de grandes filmagens e está em cartaz no Sesi da Avenida Paulista, em São Paulo (SP).

Robert Capa, um dos fundadores da agência, teve uma breve e memorável relação amorosa com a atriz Ingrid Bergman (Casablanca, Assassinato no Expresso Oriente) entre 1945 e 1947. Capa até chegou a morar um tempo em Los Angeles e, no período, transitou por entre os estúdios de cinema e fez amigos como os atores Billy Wilder e John Huston. O affair terminou quando o fotógrafo decidiu viajar à Turquia para uma reportagem. Depois, muitos outros fotógrafos da Magnum desembarcaram em Hollywood para documentarem as produções, como Henri Cartier-Bresson, Eugene Smith, Elliott Erwitt e Ernst Haas.

Podem ser vistos cliques dos bastidores de filmes como O pecado mora ao lado (1955), do qual faz parte a icônica cena de Marilyn Monroe segurando o vestido do vento do respiradouro do metrô; Juventude transviada (1955), que tornou James Dean o rosto de uma geração; Luzes da ribalta (1952), um dos últimos filmes de Charles Chaplin; até os cults O processo (1962), de Orson Welles, e Zabriskie Point (1962), de Michelangelo Antonioni. A mostra inaugura o Centro Cultural Fiesp na Paulista, que terá um espaço dedicado exclusivamente a exposições fotográficas.

Serviço
Data: até 2 de abril de 2017
Local: SESI-SP, Av. Paulista, 1313 – Jardins, São Paulo
Informações: (11) 3528-2000
www.centroculturalfiesp.com.br

USA. California. Hollywood. 1952. Charlie CHAPLIN during the shooting of his movie “Limelight” starring Charlie CHAPLIN, Sidney CHAPLIN, Claire BLOOM and Buster KEATON.

USA. New York. 1954. Marilyn MONROE during the filming of “The Seven Year Itch”.

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

*