Últimas Postagens

Dica de Expô: Mostra no Rio exibe a pouca conhecida cor de Robert Capa

Foi em meados de 1938, durante a cobertura da Guerra Sino-Japonesa (que marcou as disputas entre o Império Japonês e a China), que Robert Capa enviou o primeiro pedido de 12 rolos de filmes coloridos Kodak Kodachrome para a sede da agência Magnum, em Nova York. O experimento foi o início de um extenso trabalho, ainda que às vezes ignorado, do mítico fotógrafo húngaro com a fotografia em cor. A exposição “Capa em Cores” reúne 140 imagens coloridas, inéditas no Brasil, feitas entre a década de 1940 e sua morte, em 1954, na Guerra da Coreia.

No pós-Segunda Guerra, que acabou em 1945, Capa se rendeu de vez aos filmes coloridos, justamente pelo aumento da demanda do mercado editorial por esse tipo de imagem. Nesse período, retratou grandes nomes da arte, cinema e literatura mundial, como o pintor espanhol Pablo Picasso, o escritor americano Ernest Hemingway e a atriz sueca Ingrid Bergman.

O museu do International Center of Photography (ICP), que montou a exposição, contabiliza em seu acervo cerca de 4.200 fotos coloridas de Robert Capa – muitas delas nunca exibidas ao público. Esta é a quinta etapa da mostra, que já passou por Budapeste, na Hungria, Tours e Lille, na França, e Madri, na Espanha.

Serviço
Data: até 9 de abril de 2017
Local: Oi Futuro Flamengo, R. Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro
Informações: (21) 3131-3060
bit.ly/2lcbuTZ

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

*