Últimas Postagens

O novo olhar para a fotografia a partir do avanço da tecnologia dos smartphones

 

apps smartphones - foto de divulgação

Com todo o avanço tecnológico e as evoluções de equipamentos que cada vez mais facilitam o dia-a-dia para usuários leigos, houve alguns objetos e até negócios que caíram em desuso. Por exemplo, a fotografia foi algo que ficou quase banalizado com praticamente todos os celulares e equipamentos móveis que tiram fotos com bastante qualidade e sem exigir muito conhecimento e técnicas.

No entanto, para quem procura uma qualidade acima da média e a possibilidade de poder controlar de forma mais “verdadeira” o resultado da fotografia, as boas máquinas são algo indispensável. Felizmente grande parte das inovações tecnológicas e melhorias de equipamento também são realizadas nas máquinas fotográficas, não apenas em smartphones, tablets, etc.

Aliás, apesar de ser cada vez mais comum ver smartphones com boa capacidade de tirar fotos e de qualidade é também verdade que se assume cada vez mais que se utilizar desses equipamentos, é algo mais para improviso e situações corriqueiras não para um trabalho verdadeiramente profissional ou com a qualidade devida e exigida para os verdadeiros amantes de fotografia.

Mesmo os smartphones não sendo algo profissional ele possui além das suas boas capacidades de armazenamento e de tirar fotos de forma rápida e prática, uma diversidade imensa de apps que permitem a edição e publicação quase imediata das fotografias nas redes sociais como Facebook, Twitter ou Instagram, entre outros. Aliás, os smartphones acabam por funcionar como um “tudo em um” sendo que dispõem de apps e possibilidade de consultar sites para praticamente tudo. Por exemplo, jogos como o famoso Angry Birds ou até a possibilidade de jogar jogos online diretamente nos sites sem ter que esperar estar em frente a um computador para o fazer como, por exemplo, jogos de casino online em diversos sites e poder ainda jogar jogos famosos e que tem crescido cada vez mais como póquer ou roleta. Além disso, as apps de redes sociais, filmes, música, profissionais, edição de imagem, saúde, desporto, alimentação, moda, ou ainda se atualizar vendo as notícias do dia.

Estas apps facilitam o trabalho até de um profissional que necessita de melhores qualidades fotográficas na sua profissão como moda ou algo do gênero. O que acaba por se complementar por vezes. Ou seja, um fotógrafo de moda necessita de uma máquina fotográfica com grande capacidade e qualidade algo que por melhor que seja a qualidade de um smartphone isso não é suficiente mas, por outro lado, as apps e funcionalidades que estes equipamentos dispõe são já vistas como praticamente indispensáveis para este tipo de profissão, ou seja, de toda forma ele ao utilizar uma máquina fotográfica de qualidade, vai precisar utilizar de programas de edição para atingir a melhor qualidade possível.

Tudo isto faz com que o mercado de fotografia e das máquinas fotográficas continue a crescer mas complementa-se com o mercado de smartphones que muitas vezes é visto como principal concorrente. Por tudo isso, podemos esperar uma contínua melhoria de ambos os equipamentos e crescimento dos mercados.

 

Continue lendo sobre SmartphonesFotografia de Celular no Atelliê

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

*