Últimas Postagens

LomoMania: Entendendo mais um pouco sobre a sua LomoHome.

É inegável que as câmeras, filmes e acessórios da Lomography (e os efeitos fantásticos que este trio nos oferece) vem conquistando cada vez mais espaço no coração daqueles que, assim como a gente, são fascinados por fotografia. Contudo, algo que poucos apaixonados por lomografia se tocam é que: pode ser super bacana compartilhar esses experimentos, não apenas com os seus amigos do Facebook ou com os porta-retratos da sua casa, e sim com outras pessoas que, no mundo todo, também se entregam para essa paixão granulada e imprevisível.

O que é a Lomography?

 

A verdade é que, além de ser uma loja virtual e uma “revista” online cheia de artigos interessantes, a Lomography também é uma comunidade para lomógraphos e lomographeiros perdidos em torno do globo. Você não precisa apenas ler e se admirar com as imagens e artigos do site: você definitivamente pode fazer parte deste mundo, fazer novos amigos, aprender novas gambiarras e (ihul!) ganhar prêmios com isso.

Assim como você criou seu perfil no Facebook, Flickr ou, até mesmo, no saudoso Orkut, você pode criar o seu perfil na comunidade Lomography e começar a encontrar (ou reencontrar) amigos ou pessoas que você admira e quer seguir. A primeira diferença é que lá seu “perfil” é chamado de “LomoHome” — sua Casa Lomographica!

Há mais ou menos um ano, as nossas queridas do blog Lomogracinha fizeram um passo-a-passo bem completo para você Entender a sua LomoHome!. Então, se você ainda não criou a sua e nem sabe do que se trata e que cara essa coisa tem, recomendo que você clique neste link e aprenda como dar os primeiros passos nessa comunidade.

lomography

Como está a minha LomoHome hoje.

 

 

Hoje em dia, quando eu faço o login, essa é a tela principal que vejo na minha LomoHome. Nela eu posso, além de editar minhas informações principais (como avatar e preferências diversas — EDITAR, no alto à esquerda), ter uma visão panorâmica sobre o progresso da minha página: a quantidade de álbuns, fotos, comentários e atualizações eu tenho.

Na imagem abaixo eu estou mostrando para vocês como está o atual status (pobretão) da minha LomoHome, bem como meus aspectos preferidos quando se trata desta comunidade:

lomography-details

Detalhes

 

Os dois primeiros itens da lista dispensam comentários, “Álbuns” e “Fotos”. Já o terceiro item é a porcentagem de informações completas sobre suas imagens que você já cadastrou. É importante marcar com tags os detalhes da sua foto e a Lomography é bem rigorosa em relação a isso. Eu acho um ponto super bacana (embora ainda esteja apenas no 36.7%) porque quando trabalhamos com filme é fácil esquecer quando, onde e em quais circunstâncias uma foto foi tirada, então, vale a pena! (e caso você não saiba como fazer isso ainda, as meninas ensinaram no mesmo post lá no blog Lomogracinha).

As “LomoWalls” (minhas preferidas!) são mais ou menos como as “imagens de capa” que definimos no Facebook. É a primeira impressão que a pessoa vai ter sobre a sua LomoHome e, o melhor de tudo, são super divertidas de personalizar! Já falo mais detalhadamente sobre elas ali embaixo, mas já adianto: elas são, na minha opinião, a brincadeira mais legal da comunidade!

Encerrando a lista de informações temos os “Amigos” (você pode apenas ‘seguir’ as pessoas que você admira, mas “Amigos” são aqueles que você segue e que também te seguem de volta). “Prêmios” são medalhas de recompensa que você ganha da própria Lomography depois de atingir determinados números de fotos, amigos e etc. Pessoalmente, eu acho essas medalhas bem inúteis e aleatórias, ao contrário dos Piggies que são “prêmios reais” concedidos em ações ou competições da Lomography e que podem ser convertidos em descontos em compras pelo site! A última opção ali, “Artigos“, é a forma mais fácil de ganhar Piggies: basta você escrever um artigo que se encaixe nas categorias da Lomography: News, Lifestyle Analógico, Lugares, Reviews (Câmera, Filme ou Acessórios), Dicas, ou Eventos. Para submeter o seu artigo (e aguardar a formatação e aprovação da Lomography) basta procurar informações neste link. Eu já escrevi três artigos que, embora bem simplezinhos, foram super bem aceitos pela comunidade e me trouxeram um feedback bem legal e alguns novos contatos. Eles estão disponíveis aqui.

 

Personalizando minha LomoWall:

Como eu disse, LomoWalls são viciantes! Elas funcionam mais ou menos como um mosaico, o que lhe possibilita infinitas opções de apresentação das suas fotos preferidas.

No começo, eu tive bastante dificuldade para entender como as pecinhas desse mosaico se encaixavam e por isso resolvi explicar as dicas básicas para começar a criar a sua LomoWall:

01) Já na tela principal selecione a opção Walls

02) Selecione: Criar uma nova LomoWall

 

03) Após decidir criar uma nova LomoWall, você é direcionado para uma nova página que tem três partes: 1) alguns botões no topo; 2) sessenta retângulos pequenos lado a lado e; 3) as fotos que você já postou na sua LomoHome (detalhe importante! Só dá para criar a LomoWall depois que algumas fotos já foram incluídas em seu “perfil”).

Não existe nenhum segredo na primeira e na última parte deste processo e só é importante lembrar que, caso você não marque a opção “Published” sua LomoWall vai ficar guardada em modo “rascunho” e ninguém poderá vê-la. Então, terminou, é importante publicar!

walls3

Montar o mosaico pode parecer um pouco complicado à primeira vista, já que você vai perceber que não basta arrastar as fotos para os lugares onde você quer inseri-las: é preciso primeiro selecionar para quais retângulos você quer enviar determinada imagem. Para selecionar basta clicar sobre eles (às vezes mais de um) e decidir qual “desenho” você quer montar no final.

Uma vez marcado (o retângulo vai verde durante a seleção e preto quando selecionado), aí sim é hora de arrastar qual imagem você quer botar em cada lugar. Lembrando que basta clicar no “x” no canto superior direito de cada seleção se quiser reformular a ideia.

walls4

walls5
walls5

 

Para exemplificar, eu resolvi criar essa LomoWall temática sobre nuvens (sempre gosto de seguir um determinado tema ou uma cor específica nas minhas LomoWalls).

Lembrando que, caso eu queira publicá-la, preciso marcar a opção “Published” logo após o título e, depois, em “Save Wall”. Como ainda estou na dúvida sobre esta demonstração, vou apenas clicar em “Save Wall” e deixá-la guardada aqui nos meus rascunhos.

Vocês gostaram desta combinação de algodões flutuantes?

 

walls8

Com 60 retângulos lado a lado é possível, como eu disse, infinitas possibilidades de personalização. Até agora, eu já tenho 6 LomoWalls publicadas aqui.

Se você já criou alguma, mostra pra gente aqui nos comentários!

Nos encontramos lá!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

*