Últimas Postagens

“Sublimação”, por Lucas Silvestre

Para quem não sabe, Sublimação significa o processo de transformação do estado sólido para o gasoso e é exatamente isso que as fotos querem mostrar. O ensaio começa com a modelo completa, sólida, firme e seca. Mas ela tem necessidade de se transformar, mudar. O processo é doído e a faz sofrer.

A ideia surgiu após ver uma pichação na rua escrito “Sublimação”, como só tinha ouvido a palavra no início do ensino médio, não fazia mais ideia do que aquilo significava. A dúvida de saber o significado me corroía até que, ao menor sinal de Wi-Fi, corri para o Google e pesquisei. Na mesma hora quis transformar tudo em um ensaio, humanizando toda a coisa.

No processo de produção das fotos, eu modifiquei muita coisa em mim — de amizades à ideologias, para vivenciar realmente a turbulência de uma metamorfose. Mudei coisas drásticas, que me fizeram sofrer muito, mas que já não me faziam mais bem algum.

Passei por toda a dor sentimental do que é mudar. Não é fácil, cria-se uma luta interna enorme, que a gente acha que nunca vai passar e que o resultado nunca virá.

Passado isso, pude enfim falar para a modelo exatamente o que queria. Eu estava pronto para registrar tudo. Escolhi fotografá-la em sua própria casa, para que sentisse ainda mais a vontade. Um estúdio, por exemplo, poderia inibi-la de algo e talvez eu não extraísse o que realmente queria. Afinal de contas, nada mais confortável do que estar em casa.

As fotos foram selecionadas em uma sequência que representasse todo o processo de mudança. Começando com ela parada, seca e firme. Olhar direto na câmera e, no decorrer, a fumaça começa a invadir a cena, transformando a mulher em mera fumaça.

Fotos e texto: Lucas Silvestre

 

Quer ver suas fotos no Atelliê? Saiba como clicando AQUI.

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

*