Últimas Postagens

Fotografia Infantil ou Pinturas do século XVII?

O fotógrafo australiano Bill Gekas inovou ao utilizar a filha de 5 aninhos como modelo de um ensaio encantador. A inovação não foi apenas por transformar as múltiplas cores da pequena em cores sóbreas, mas sim, pela preocupação com o contexto, adereços, e, sobretudo, com o elemento principal nas pinturas de Rubens, Rembrandt e Caravaggio: a luz.

Bill Gekas

 

Em seu blog, o fotógrafo disse que o cenário e a luz consumiram grande parte de suas preocupações. Transformar a decoração do quarto da filha —  retirando os quadros e ursinhos de pelúcia — não foi a tarefa mais difícil para ele.  O que dificultou o trabalho do fotógrafo foi adaptar a luz aos ambientes, principalmente no quarto da filha, para a composição da foto “The Letter”.

Bill Gekas
 

Não podemos de deixar de falar da serenidade da filha de Gekas, Athena. A linda garota encara as lentes com olhar sereno e curioso, como as mulheres retratadas pelos pintores do século XVII.  Athena, neste ensaio, abandona as brincadeiras de criança para realizar trabalhos consideráveis tipicamente femininos da época: cuidar da casa, rezar e adquirir cultura.

Bill Gekas  Bill Gekas

Bill Gekas

Bill Gekas

Bill Gekas

Bill Gekas  Bill Gekas

Bill Gekas

Bill Gekas

Bill Gekas

Bill Gekas

Bill Gekas

Bill Gekas
 

Este ensaio pode ser visto mais do que a superação de nosso próprio tempo, mas como experimentos para adequar nosso presente a fim de evocar o passado. Bill Gekas deixa em seu blog um importante conselho: “Controlar a iluminação artificial para que ela se pareça com a iluminação natural.  Pense sobre isso, tente perceber as diferentes luzes. Aumentar esta percepção será meu objetivo”. Esta declaração me faz pensar que observar as luzes que compõe nossas fotos, nos levarão exatamente aonde desejamos chegar.

Deixe seu comentário

8 comentários

  1. Nilcélio Rodrigues

    SENSACIONAL!!!

  2. Júlio César Garrido Motta

    Maravilhosas, sem comentários…

  3. Muito lindo! Incrível!

  4. linda rodrigues

    Fiquei encantada com a qualidade das fotos, composicao, escolha dos temas, mas sobretudo com a beleza e profissionalismo da modelo.
    ENCANTADORA!

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

*