Últimas Postagens

DF celebra ‘Mês da fotografia’ com série de mostras e ‘fotografaço’

Imagem, de ciclista em ação em mostra no Conjunto Nacional que celebra o mês da fotografia, em Brasília (Foto: Rubens Rboucas/Divulgação)

Imagem, de ciclista em ação em mostra no Conjunto Nacional que celebra o mês da fotografia, em Brasília (Foto: Rubens Rboucas/Divulgação)

Via G1 DF — O Distrito Federal recebe até 31 de agosto um circuito de exposições para comemorar o mês da arte de registrar imagens. Com o tema “A vida – Uma celebração da fotografia”, o evento tem como destaque oito mostras e o “fotografaço” previsto para o dia 19, “Dia Mundial da Fotografia”.

O festival é realizado no Museu da República e nas unidades do Sesc da 504 Sul, 913 Sul, Ceilândia e Gama. O evento é fruto da parceria entre o Coletivo Fotográfico Lente Cultural e o Sesc.

No dia do “fotografaço”, acontece também o primeiro “walking gallery”, quando cada participante deve trazer uma foto autoral impressa para percorrer pontos na região central do Plano Piloto. Para participar do “#FotografaçoBSB” é preciso confirmar a presença pelo e-mail expomes@gmail.com.

Uma das exposições acontece no Museu Nacional da República. A “Coletiva de Fotógrafos do Centro-Oeste” tem 102 fotos selecionadas entre 570 imagens de 218 autores de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Durante a noite, as fotos são projetadas na cúpula do museu (veja toda a programação na página do festival).

O diretor do coletivo Lente Cultural, Eraldo Peres, diz que um dos destaques da programação é o “caráter inclusivo e acolhedor”. “Com esta exposição conseguimos dar visibilidade tanto para quem está começando, como para aquele que quer consolidar seu trabalho”, afirma.

“E sendo o maior evento do gênero na região, precisamos aproveitar sua força e visibilidade para trabalhar temas relevantes e transformadores, como a celebração da vida em um momento tão obscuro pelo qual estamos passando agora.”

Foto que está em mostra que celebra o mês da fotografia, em exposição no Conjunto Nacional, em Brasília (Foto: Cristiano Costa/Divulgação)

Foto que está em mostra que celebra o mês da fotografia, em exposição no Conjunto Nacional, em Brasília (Foto: Cristiano Costa/Divulgação)

O Sesc de Ceilândia recebe a exposição coletiva “Norte”, com trabalhos de dez fotógrafos de renome de Brasília que criaram três imagens, cada um deles, inspirados em dez músicas da Banda Superquadra.

A unidade também abriga a exposição “Fé(stas) Goianas, um jeito popular de celebrar a vida”, do Coletivo Olhares do Cerrado, de Goiás. A mostra traz o espírito festivo do povo goiano.

Na Praça JK do Conjunto Nacional, a atração é a mostra “Notas da cidade”, com obras do Coletivo Lente Cultural inspiradas em composições musicais que falam de Brasília. Entre as canções, estão “Faroeste caboclo” de Renato Russo, “Um telefone é muito pouco”, de Renato Matos e “Traço do arquiteto”, de Djavan.

O fotógrafo e artista plástico Luiz Jungmann Girafa apresenta no Sesc da 504 Sul as exposições “Lugar de passagem” e “Conversa paralela”. No Sesc Gama, Tadeu Prado” mostra três anos de cliques em “Resiliência”. Em Taguatinga Norte, o grupo “Ladrões de Alma” realiza exposição para comemorar 25 anos de trajetória.

A programação também prevê uma série de debates e encontros com os autores. As atividades estão programadas para diferentes momentos nos auditórios do Sesc de Ceilândia e da Asa Sul.

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

*