Últimas Postagens

Fotojornalista Bryan Denton recebe o prêmio Getty Images and Chris Hondros Fund

Foto: Bryan Denton

Foto: Bryan Denton

Nova York, 14 de abril de 2016: O Chris Hondros Fund (CHF), que completa seu quinto aniversário neste ano, anunciou hoje que Bryan Denton foi o escolhido para receber o Getty Images and Chris Hondros Fund Award. O fotógrafo americano receberá um subsídio de US$ 20 mil para apoiar seu trabalho de fotografia documental.

Denton está baseado no Líbano, em Beirute, desde 2006 e já atuou no Oriente Médio, África, Sudeste Asiático e Afeganistão para publicações de prestígio como “The New York Times”, “Newsweek”, “TIME”, “The Wall Street Journal” e “Monocle”. Profissional premiado, Denton foi previamente selecionado como finalista do CHF em 2013.

Neste ano o Chris Hondros Fund selecionou a iraniana Kiana Hayeri como destinatária do fundo de fotojornalista emergente, cujo subsídio é de US$ 5 mil. Tal prêmio vai para um fotógrafo estudante ou para um profissional emergente cujo trabalho representa uma promessa excepcional e que está empenhado em documentar histórias visuais de eventos de interesse jornalístico.

Kiana cresceu em Teerã, no Irã, e migrou para Toronto quando era adolescente. Ela abraçou a fotografia como uma forma de transpor lacuna entre linguagem e cultura. Seu trabalho explora tópicos complexos como migração e adolescência e tem aparecido em títulos como “Le Monde”, “Der Spiegel”, “Monocle”, “The Sunday Times” e “The Washington Post”.

Foto: Kiana Hayeri

Foto: Kiana Hayeri

O Chris Hondros Fund foi criado para homenagear o fotojornalista da Getty Images e duas vezes finalista do prêmio Pulitzer Chris Hondros, morto no dia 20 de abril de 2011 durante uma missão em Misrata, na Líbia. O prêmio celebra o legado do profissional chamando a atenção para as maneiras pelas quais o fotojornalismo joga luz sobre as experiências humanas compartilhadas. Estabelecido por Christina Piaia, noiva de Hondros, com o apoio de sua família, o Chris Hondros Fund favorece o trabalho de fotojornalistas que defendem sua visão. Em seu quinto ano, o fundo patrocina bolsas de estudo, subsídios e educação para aumentar a compreensão dos problemas enfrentados pelos jornalistas em zonas de conflito.

O prêmio foi julgado por um painel com os principais especialistas da indústria e membros do conselho do CHF, incluindo o vice-presidente de notícias da Getty Images, Pancho Bernasconi, o fotógrafo do “The New York Times” Todd Heisler, o fotojornalista freelance Jeff Swensen e a presidente do conselho do CHF, Christina Piaia.

Bryan Denton, vencedor do Chris Hondros Fund Award 2016, afirmou: “Estou profundamente comovido por ter sido escolhido como o destinatário de um prêmio que leva adiante o legado de Chris como fotógrafo, mentor e colega de nossa indústria. Eu tive sorte suficiente para ter sido amigo de Chris, o que torna esse prêmio uma motivação agridoce para levar meu trabalho adiante e fazê-lo com a bondade, graça e espírito que Chris incorporava no seu trabalho e na vida”.

Kiana Hayeri, vencedora do fundo de fotojornalista emergente, afirmou: “Receber esse prêmio em nome e memória de Chris Hondros significa muito para mim. Fiquei honrada quando soube. Chris e Tim Hetherington eram conhecidos por seus trabalhos poderosos e pelas histórias sem precedentes que eles capturaram em todo o mundo. Nestes dias em que a mídia está saturada por histórias repetitivas e ângulos recorrentes, é muito importante ter fotógrafos como eles, cuja obra continua a inspirar os jovens e a geração emergente de fotógrafos”.

“Durante os cinco anos desse processo seletivo, nós novamente retornamos para a ideia de construir o fundo como um coletivo de fotojornalistas apaixonados e dedicados, que não só possuem excepcional habilidade na arte da fotografia, mas que também tenha um alto calibre de caráter – como Chris tinha – tratando seus colegas e assuntos com um único sentido de compaixão e respeito”, disse Christina Piaia. “Acreditamos que esta idea celebra a compaixão inteligência e rigor com que Chris viveu e trabalhou, estamos honrados em celebrar e apoiar esses extraordinários fotojornalistas”, completou.

“A Getty Images está empenhada em manter o espírito, a energia e a determinação de Chris Hondros vivos apoiando e reconhecendo os mesmos atributos nos vencedores deste prêmio”, afirmou Pancho Bernasconi, vice-presidente de notícias da Getty Images e também membro do conselho do CHF. “Estou muito orgulhoso que há cinco anos continuamos a honrar o legado de Chris apoiando alguns dos melhores fotojornalistas que trabalham hoje a mostrarem seu talento e dedicação.”

O prêmio será apresentado em uma recepção na Aperture Gallery, em Nova York, na quarta-feira, 4 de maio, a partir das 18h30. O evento contará com um leilão silencioso para beneficiar programas de subsídios e de sensibilização do fundo.

 

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

*