Últimas Postagens

Como salvar seu 2012 — Photo Projects!

Quer dica melhor para motivar seu ano novo do que iniciar também um novo projeto de fotos? Fotografias diárias, semanais ou temáticas podem ser um imenso impulso para sua criatividade descobrir novas asas. Além disso, quanto mais você fotografa, mais você aperfeiçoa seu olhar, seus ângulos e sua forma de usar técnicas e cores.

Qual destes Photo Projects têm mais a sua cara?

1. 365 Days Project:

A missão de fazer uma foto por dia abraçou zilhares de seguidores no Flickr, mas poucos chegaram até o final desta contagem. A proposta inicial é fazer um autorretrato por dia durante um ano e a única regra é que o disparador tem que ser clicado por você (ou um controle).

"365/365" © Annie Hall

"264/365" © Vanina Vila

Quando o projeto foi sendo incorporado por mais fotógrafos, variações do tema inicial foram surgindo e passou a ser comum encontrarmos pelas galerias do Flickr pessoas que por 365 dias tiraram fotos de suas comidas, seus cafés e até mesmo as nuvens.

"77/365: Latte art in Rufus Willis Illy Collection cup" © It's life Jim....

"Irish Coffee | 121.365" © Conny Lundgren

 2. A-Z

Ilustrar o alfabeto pode ser tarefa fácil se você pensa em A para abacate ou Z para zebra e era bem isso a proposta inicial deste projeto coletivo que também sofreu adaptações como a opção de criar alfabetos temáticos (A-Z of UK Plants, A-Z Dog Breeds).

A is for Alpaca © Nick Benson

Além de fotografar objetos (ou conceitos) que se iniciavam com as letras propostas, a galera começou a caçar também as próprias letras do alfabeto perdidas em formas pela cidade e eu aposto que isso deve ser mesmo um imenso, e interessantíssimo, desafio.

M © Steve__G

A © Kwalestafar

Alphabet Street © Warren™

3. Macro World:

Dirigir modelos é um trabalho bem complicado. Acertar nas poses, nos ângulos e nas limitações de cada ambiente é algo que requer muito estudo, mas nem sempre contamos com modelos talentosos ou clientes pacientes então o melhor a fazer é praticar o máximo que você puder.

É claro que você pode convidar a vizinha pra modelar como cobaia para seus testes ou você pode praticar com seu bichinho de estimação, mas se seres vivos têm lhe dado muito trabalho a dica é: faça de modelo seres inanimados!

Sua criatividade pode voar longe na tentativa de construir mini-mundos e a proposta desse projeto é se entregar para os encantos do mundo macro.

© Vincent Bousserez

© Vincent Bousserez

© Carl Warner

© Carl Warner

 E assim como Andrej Pejic esteve para a moda em 2011, o boneco Danbo esteve para o universo macro nestes últimos anos. O boneco de papelão arrebanhou o coração de muita gente em composições pra lá de criativas expostas pelas galerias do Flickr, vê só:

© W1W1N

© Beatriz AG

4. 100 Strangers:

Tirar 100 fotografias é moleza, mas e contar 100 histórias diferentes? A proposta do desafio 100 Strangers é abordar cem pessoas diferentes que você não conhece, fotografá-las e contar um pouquinho da história de cada uma delas.

Stranger 039 © KathleenYago

Stranger 067 © Syre.O

O site oficial do projeto oferece as seguintes dicas para facilitar a abordagem e os cliques:

  1. Vá para as ruas e escolha alguém que pareça não estar com pressa.
  2. Se aproxime e diga imediatamente o que você pretende fazer.
  3. Pergunte se é ok que você os fotografe.
  4. Converse com a pessoa por 10 ou 15 minutos (e esta parece ser a chave para o sucesso pois a maioria das pessoas gosta de contar alguma história sobre si mesmo)
  5. Tire várias fotos, mostre para o fotografado, pergunte sua opinião, troque emails.

Stranger 91 © Francisco Arreola

5. 52 Photowalks:

Caminhar para fotografar ao menos uma vez por semana durante um ano. Visitar lugares diferentes e fazer fotos interessantes, nem ouso dizer que isso seja um desafio… tem muito mais cara de diversão, não acham?

Photowalk 4: Into the Woods © Jennifer Moo

Photowalk 42 - Trail through the Trees © Jennifer Moo

Os adeptos das caminhadas enumeram algumas regrinhas indispensáveis para obter sucesso em sua peregrinação semanal por boas fotos, se liguem:

  • Quando explorar uma área totalmente nova ou afastada, não vá sozinho!
  • Lembre-se de levar uma caderneta e lápis para anotar suas impressões sobre o local.
  • Tenha uma bateria extra (e também um cartão extra) para o caso de caminhar por muito tempo ou achar algo muito legal.
  • Nunca! Jamais! Em hipótese alguma pense em usar sapatos desconfortáveis. Isso pode arruinar o seu projeto para sempre.

Photowalk 45 of 52 - White Clay Creek © dm|ze

 


Deixe seu comentário

3 comentários

  1. Muito legal o post, em 2010 encarei o Project365, e durante 1 ano fotografei diariamente. Foi realmente uma experiência incrível, hoje faço um curso superior, e já encaro alguns jobs na área! É uma grande oportunidade de melhorar sua técnica, e desenvolver sua criatividade. :) Quem quiser conferir, ficarei feliz: j.mp/sY841j . Um abraço!

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

*