Últimas Postagens

Série de fotos mostra como pessoas diferentes mobíliam apartamentos idênticos

capaidenticalapartments-5b-900x711

A família em que somos criados, os lugares que frequentamos, os amigos que temos, os livros que lemos, tudo isso nos inspira e tem enorme influência nas nossas decisões do dia-a-dia. Seja nas roupas, no modo de falar e até na forma como vamos mobiliar o nosso apartamento. E foi exatamente explorando as peculiaridades dos lugares onde as pessoas moram que o romeno Bogdan Gîrbovan se inspirou para fotografar 10 andares de um prédio, com apartamentos idênticos, mas mobiliados por pessoas e histórias diferentes.

O edifício localizado em Bucharest, Romania, é a ponta do iceberg na representação da sociedade atual, onde diversas culturas e personalidades podem estar todas juntas, convivendo diariamente. As pessoas que encontramos no metrô ou no bar e que nos parecem totalmente abstratas, também moram do nosso lado.

Todas as fotos foram feitas do mesmo ângulo, mas em cada uma delas nota-se a complexidade de cada “mundo” – forma como às vezes chamo as pessoas e suas particularidades. Em alguns andares existem amontoados de livros, estantes, mesas enquanto logo no andar de cima vemos apenas o básico e extremamente necessário.

Diversos fotógrafos já realizaram ensaios mostrando os diferentes tipos de cultura, mas a simplicidade do tema de Bogdan é espetacular e fascina, muito mais do que fotos bonitas, elas nos fazem pensar.

Lucas Silvestre, 20 anos, estuda jornalismo, mas quando perguntam na rua diz que é fotógrafo. Acredita que o amor de verdade mora nas fotografias de rua e sempre acha que o amanhã será o dia de largar tudo e mochilar pelo mundo.

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

*