DIY: 10 dicas para fotografar o seu bebê

first-bath

Fotógrafa e colunista do Click it up a Notch, Jennifer Bacher compartilhou com o site 10 dicas de como ela se vira para fotografar o seu filho desde os primeiros segundos de vida dele. O post, pode ser conferido na íntegra neste link, mas traduzimos as dicas e resumimos tudo pra você aqui embaixo, veja só o que ela recomenda:

1. Prepare-se enquanto você ainda está grávida

Vá colecionando props (cestas, mantas), roupas e acessórios que você quer usar no seu bebê. Lembre-se de fazer notas mentais sobre o que você quer fazer antes do seu filho nascer porque você não vai ter energia nem forças para fazer isso depois que ele chegar!

2. Recrute um assistente para sua “sessão newborn” em casa

Você vai precisar de ajuda quando for fotografar seu recém nascido. Uma sessão ideal de newborn é clicada quando o bebê tem entre 1 ou 2 semanas de vida e o máximo que você vai conseguir fazer é segurar a câmera… conte com a ajuda dos seus outros filhos ou amigos para segurar o rebatedor, ajeitar a posição do bebê e etc…

3. Não se preocupe em capturar sempre a pose perfeita ou você vai perder os momentos “de verdade”!

Mantenha sua câmera sempre por perto e use sempre que seu coração falar com você! Não se esqueça também que pequenos detalhes espontâneos são partes importantes de uma grande história!

4. Capture todos os “primeiros” e todos os marcos

Lembre-se de pegar sua câmera sempre que seu bebê fizer alguma coisa nova. Primeiro banho, primeiros sorrisos, primeira vez comendo comida de verdade, sentando, engatinhando… Não esqueça também de fazer alguns vídeos!

hospital

5. Lembre-se de fotografar a mamãe e o papai também!

Você vai amar estas fotos quando seu filho crescer! Peça um amigo ou parente para fotografar pra você ou use um tripé com sua câmera programada no timer. (Ou contrate um fotógrafo profissional principalmente para os primeiros dias ou para a saída do hospital!)

6. Use a câmera do seu celular se a outra não está disponível

Eu sempre tenho meu telefone celular perto de mim para o caso de alguém ligar, por isso muitas vezes eu quero congelar um momento e a câmera que tenho por perto é a do meu celular mesmo: ela é melhor do que nada!

7.  Marque no calendário as “sessões” mensais do seu filho

Torne a fotografia parte da sua rotina mensal. Ser mãe demanda muita energia e se você não planejar antecipadamente você vai acabar não fazendo… eu gosto de fazer uma mini sessão em casa todo dia 11 de cada mês, desde que meu filho nasceu!

8. Aposte na abertura para conseguir bastante suavidade

Por exemplo, use f/2.8 e uma boa lente para retratos que não seja grande angular para não distorcer muito. Você não quer que a cabeça ou os pés do seu filho pareçam maiores que o normal, não é? Eu recomendo lentes de 50mm e 85mm. Além das de 100mm macro que são ótimas para detalhes em close, como os cílios e os dedinhos.

sticker

9. Mantenha tudo bem simples e barato!

Você não precisa de fundos elaborados ou equipamentos caríssimos de luz. Bebês ficam melhores se fotografados em luz natural suave. Use rebatedores para conseguir iluminar os olhos e preencher as sombras. Uma parede lisa é o fundo perfeito para este tipo de foto!

10. Por último, não deixe que a comparação roube a sua alegria!

Fotografe com o coração e não se preocupe com o que outros fotógrafos estão fazendo! Suas imagens vão falar por você, deixe sua intuição te guiar…

Um dos maiores presentes como fotógrafa é ser capaz de capturar imagens preciosas dos seus próprios filhos. Aproveite-se do seu talento e abençoe sua família com imagens eternas!

*