Últimas Postagens

6 perguntas que você precisa fazer antes de fotografar

Quando você está lá, já com a câmera à altura dos seus olhos e  prestes a apertar seu disparador em qualquer um dos próximos segundos, o que passa pela sua cabeça? Para te ajudar a compor e conceber uma fotografia de impacto, separamos algumas perguntas mentais que podem contribuir bastante para a evolução das suas composições. Se liga:

 

Foto: Lali Ribeiro

Foto: Lali Ribeiro

 

1. Qual história eu gostaria de contar?

Sem dúvidas esta deve ser a primeira e mais importante pergunta quando o assunto é clicar uma foto. Porque você está apertando este disparador? Esta foto que você está prestes a clicar tem fins pessoais ou comerciais? É uma foto que precisa atender especificações técnicas corretíssimas ou é mais importante registrar a lembrança de um momento, de um sentimento ou de um lugar? Saber a intenção da sua foto e a história que você quer contar vai te ajudar a definir qual a melhor composição, enquadramento e exposição para sua imagem.

 

2. O que merece mais atenção neste quadro?

Entender para onde você quer guiar o olhar das pessoas dentro da sua fotografia é o primeiro passo para começar um enquadramento agradável. Você pode posicionar o objeto de atenção considerando alguma regra de composição (como a regra dos terços, por exemplo), ou brincar com as possibilidades do seu equipamento de focar e desfocar diferentes planos.

Uma vez decidido o que deve receber a atenção no quadro, vale a pena escanear mais uma vez sua composição antes de disparar a foto para ver se existe algo competindo pelo espaço dentro da sua fotografia: o que está no meu primeiro plano? o que aparece no meu “background”?

Foto: Anna Theodora

Foto: Anna Theodora

 

3. Eu estou perto o bastante?

A lendária citação de Robert Capa justifica a necessidade da pergunta nº3: “Se suas fotos ainda não estão boas o suficiente é porque você ainda não está perto o suficiente.” Movimente-se, aproxime-se, tenha certeza de que as pessoas não serão miniaturas dentro da sua fotografia.

 

4. De onde vem a luz?

Entender a origem da fonte de luz que ilumina seu assunto e como (e onde) ela reflete vai te ajudar a evidenciar o que merece atenção na sua fotografia: aproveitando bem a fonte de iluminação você captura detalhes com mais nitidez e evita imagens tremidas ou borradas. Se a iluminação disponível não for suficiente, encontre alternativas artificiais ou encontre um bom local para apoiar aquele tripé.

Foto: Lívia Fernandes

 

5. Meu horizonte tá retinho?

Horizontes levemente inclinados podem garantir à sua imagem uma impressão de desequilíbrio. Certifique-se que tudo está alinhado ou lembre-se como corrigir o horizonte utilizando o Photoshop.

 

6. Quais outras perspectivas eu poderia explorar aqui?

Agora é hora de se lembrar dos turistas, principalmente daqueles que gostam de brincar com a perspectiva e “segurar” a Torre de Pisa sempre do mesmo jeito. Chega!

Antes de disparar a sua foto, tenha certeza de que está explorando o melhor (e mais inovador) ângulo daquela situação e destaque-se. Segure sua câmera de outro jeito, olhe pros lados, inclua elementos na sua composição, movimente-se e encontre a sua foto.

Foto: Fernanda Prestes e Mauricio Demutti

 

E pra você, quais perguntas mentais de composição são as mais importantes?

 

Outros links que você também pode gostar:

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

*