Últimas Postagens

A importância da concorrência e parcerias na fotografia

concorrência e parceiros
Estar no ramo fotográfico é estar rodeado de pessoas, e as mais presentes serão: clientes, concorrentes e parceiros. E estes surgirão logo, talvez no começo de sua carreira. Pois, desde o início da formação técnica são construídos laços e amizades com quem poderá agregar muito para seu conhecimento e sua experiência profissional.

Você precisa de todos eles, pode acreditar. É preciso saber identificar qual o papel de cada um destes em seu negócio, percebendo que cada um tem seu espaço e sua função. Abaixo desvendaremos alguns motivos pelos quais é importante ter concorrentes e parceiros.

Concorrentes, não inimigos

Destas pessoas que você encontra pela jornada tanto acadêmica quanto profissional, muitas podem vir a ser seus futuros concorrentes, mas não necessariamente deixarão de ser seus parceiros. E não pense que isso é algo ruim. A concorrência precisa existir, pois com ela você se sente motivado a inventar estratégias, serviços, produtos, enfim, a renovar o seu modo de trabalho.

É observando os colegas de profissão que se retira a inspiração para mudar e que se aprende com os erros. Portanto, não se acanhe em fazer uma pesquisa em relação aos fotógrafos que você conhece ou aos que estão no mesmo bairro onde atua. Veja como eles trabalham, o que oferecem para os clientes e qual o público que atingem. Isso só trará crescimento ao trabalho.

Uma das estratégias de aprendizado para quem está começando a carreira de fotógrafo é se oferecer como um segundo fotógrafo ao seu concorrente. Isso mesmo, você liga e diz que quer ajudá-lo em um evento, mesmo que você não cobre nada por isso. Fotografar ao lado de um fotógrafo de mais experiência vai ajudar no posicionamento, na forma de dirigir o fotografado (a) e você ainda poderá comparar suas fotos com as dele e analisar o quanto você precisa melhorar.

É importante entender a concorrência como uma aliada adicional para que seu serviço e produto seja sempre aprimorado e oferecido da melhor forma possível. Um dos maiores erros é achar que pode se destacar cobrando bem mais barato dos que os outros fotógrafos. Isto não prejudicará só os concorrentes, mas você mesmo por não receber o que é justo e também o próprio cliente, que nunca entenderá a complexidade do trabalho de um fotógrafo, nem aprenderá a valorizá-lo.

Outra ideia que é preciso fixar na cabeça é que criticar negativamente outros profissionais não fará você ser considerado o melhor do mercado. Saiba manter a ética e mantenha uma boa relação com os colegas de fotografia, afinal, você nunca sabe como será o dia de amanhã.

Vector business competition concept in flat style - business man climbing up the mountain to achieve success

 

Parceiros  
 
Como todos sabem, início de carreira é complicado. Conseguir clientes pode demorar e esse fato pode sim desanimá-lo, mas como tudo na vida, nada cai do céu, não é mesmo? Então, ponha a mão na massa! O mais indicado a fazer é, depois de analisar qual o ramo da fotografia deseja seguir e estudar o mercado e a concorrência, é ir atrás de parcerias.
Esta é uma ótima forma de atingir seu público e ficar conhecido.

Você pode pensar assim, por exemplo, se a área escolhida foi de aniversários infantis, tentar parceiras com buffets, empresas de decoração de festas, de aluguel de brinquedos e até mesmo lojas voltadas para o público infantil. A abordagem feita gira em torno de uma troca entre você e seu possível parceiro. Que tal oferecer à rede de buffets fotos para um novo banner em troca de divulgação de seu nome para os clientes que fizerem festas lá? Imagine quantos clientes deles passarão a conhecer o seu trabalho?

Você pode utilizar estas mesmas estratégias se for de outros ramos. Caso seja especializado em casamentos, corra atrás de lojas de vestidos e artigos para noivas. Em gestantes, lojas de enxoval de bebês, de roupas para grávidas ou até mesmo clínicas de ginecologia e obstetrícia.

É assim que os fotógrafos conseguem se consolidar neste mercado tão disputado. O interessante é que mesmo havendo muita concorrência, há espaço para todos. Contudo, boas estratégias de marketing, entendendo os concorrentes e buscando parcerias nos negócios, fará com que atingir seus objetivos seja mais precisa e certeira, sem ter que prejudicar ninguém.

 


Leandro Queluci é formado em Design gráfico e se especializou na computação gráfica visando trabalhar com cinema. Mas, quis o destino guiado por Deus que ele fotografasse um casamento por imprevisto, onde descobriu uma grande paixão. Atualmente Leandro e sua esposa fotografam casamentos por todo o Brasil e ministram workshops de Fotografia, Edição e computação gráfica.

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

*