Últimas Postagens

Ensaio Fotográfico Trash The Dress: o que é e como funciona?

trash_the_dress
Ensaios fotográficos com o tema casamento representam um universo de possibilidades temáticas. Mas dentre os estilos da moda atual temos um de destaque pela quantidade de pedidos aos fotógrafos: o Trash The Dress. O lançamento é norte americano mas chegou aqui com um enorme sucesso e pode ser uma boa opção para incrementar o álbum de casamento.
Trash The Dress vem do inglês com tradução livre de “detonar o vestido” ou “jogar no lixo o vestido”. E é exatamente esta a proposta. A ideia é um ensaio com fotos sem tanto apreço pelo vestido de noiva, um dos artigos de maior destaque no casamento e com certeza um mimo da futura esposa de coração. Tanto o noivo como a noiva podem vestir as mesmas roupas do casamento ou apenas ela, é uma opção do casal.

Quando fazer o trash the dress?

A principal proposta deste tipo de ensaio é o contraste entre a organização e formalidade da festa de casamento com algo mais despojado, livre, solto e bem diferenciado. E como o vestido pode ser rasgado, molhado e andar em locais que podem danificá-lo, ele é feito dias depois do casamento, as vezes após a lua de mel ou no intervalo entre a cerimônia e a viagem.
O ideal é o vestido ser da noiva mesmo porque pode danificar bastante, mas há quem alugue um modelo para a cerimônia e compre um mais em conta apenas para este tipo de ensaio. A ideia de ser noiva no ensaio será mantida, é apenas pensando em não danificar o vestido usado no grande dia e, às vezes, bem caro. O principal é ter em mente que, como os cenários e a forma de fotografar é diferenciada, jamais faça antes do casamento se só tiver uma peça para não correr o risco de acidentes com a roupa.

Onde fazer um ensaio trash the dress?

Os noivos precisam se identificar com o tema e o local e por isso o fotógrafo deve lançar a proposta, nunca direcionar o ensaio ou escolher pelo casal. Devem ser analisados os locais e possibilidade de boas fotos sempre em conjunto. O profissional de imagem informa quais suas limitações nas locações escolhidas e os noivos decidem se querem ou não mudar de espaço até chegar na seleção do local perfeito.
No geral, são escolhidos locais envolvendo a natureza e bem diferentes de uma cerimônia de casamento. Praia e parque são os mais selecionados pelo contato com a natureza e ser um ambiente a céu aberto, podendo aproveitar diferentes luzes como o nascer e pôr do sol. Alguns noivos preferem locais isolados pela maior liberdade de posições e podem avaliar uma fazenda, cachoeira, campo ou mesmo piscina. O importante é combinar com a história do casal e o local possuir uma boa iluminação para ajudar no bom resultado das imagens.
Este não deixa de ser um ensaio romântico e por isso as fotos podem ter muitos beijos e abraços mas poses engraçadas também. Casais podem brincar com a água, tomar banho de chuva ou se divertir com flores e animais ou usar plaquinhas divertidas e até temas geeks. Quem sabe levar o pet da família para curtir o clima de romance da formação de um novo núcleo familiar.

Como usar as suas fotos do Trash The Dress

Alguns noivos realizam este tipo de ensaio antes do casamento pensando em usar as imagens no dia do evento. Cerimonialistas costumam pedir fotos do casal para exibir em slides no telão e fotos com esta temática são uma ótima pedida. Mas para este uso não é indicado usar o mesmo vestido não apenas para não danificar a peça, mas evitar quebra a surpresa da entrada da noiva.
As fotos podem receber um fotobook à parte ou entrar no book de casamento tradicional. Contudo, é uma nova locação, uma nova saída e mesmo o valor sendo incluído na cobertura fotográfica do casamento há um acréscimo pelo pedido. Os noivos podem negociar pacotes para ficar mais em conta de fotos da cerimônia, da festa e do trash the dress.

Quanto custa um ensaio trash the dress?

O valor do serviço pode variar entre data do ensaio, locação e região. A negociação deve ser feita previamente com um contrato e é de extrema importância tanto para cliente como para fotógrafo deixar todos os pontos bem definidos do que está incluso e do que não está no custo. O valor pode ir de R$ 500 a mais de R$ 2 mil, dependendo do deslocamento do profissional, do grau de dificuldade das imagens, dentre outras variantes.

Dicas para o ensaio:

  • Saia do tradicional, procure fazer desse ensaio um dia de passeio para o casal, enquanto você fotografa.
  • Usar uma lente de longo alcance, tipo uma 70-200mm, ajuda bastante, já que o primeiro momento é um pouco “tenso” para o casal, e quanto mais distante você ficar, melhor.
  • Não é muito natural vermos um casal vestidos de noivos passeando pela praia ou qualquer outro lugar, com isso, muita gente vai direcionar o olhar para eles deixando-os ainda mais tensos.
  • Então prepare o casal para este dia, faça com que interajam entre si, que esqueçam o que está a volta e aproveitem para namorar.
  • É muito importante que você faça este briefing com o casal dias antes e o restante é só ficar bem ligado(a) e não perder o momento!

Boas fotos! ;)

 

 


Leandro Queluci é formado em Design gráfico e se especializou na computação gráfica visando trabalhar com cinema. Mas, quis o destino guiado por Deus que ele fotografasse um casamento por imprevisto, onde descobriu uma grande paixão. Atualmente Leandro e sua esposa fotografam casamentos por todo o Brasil e ministram workshops de Fotografia, Edição e computação gráfica.
Portfólio | Facebook | Veja todos os artigos de Leandro no Atelliê

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

*