Últimas Postagens

Fotografia: Vida e Negócios

Vida e Negócios

Sua vida é a sua carreira ou a sua carreira faz parte da sua vida? Veja neste artigo as metas primordiais que você precisa ter para que seu trabalho não consume sua vida em meio as horas corridas do dia-a-dia.

Primeiro vamos analisar alguns pontos essenciais;

1. Fotógrafo e Empresário
Muitos fotógrafos acabam desistindo da profissão por não enxergar a fotografia como um negócio.
Mesmo que você tenha outro emprego e comece como um hobby apenas, envolveu dinheiro e sonhos, a “coisa” passa a ficar séria.
E se você não levar bem a sério esse novo empreendimento, logo as pessoas não te levarão a sério e automaticamente você começa a ficar fora do mercado.
Planejamento, estratégia, vendas, capital, investimentos, análise de mercado, etc e etc… Você pode não gostar desse linguajar mas vai ter que entender muito bem dele para que tenha uma carreira na fotografia de forma sustentável.

2. Fotógrafo e a Vida
Um bom fotógrafo sempre tem uma agenda cheia e se ele não tiver uma direção para o crescimento essa agenda passará a viver em função do seu trabalho. Seriedade no trabalho não quer dizer escravidão. Contudo, se você hoje olha para o seu computador e não sabe nem por onde começar é porque alguma coisa deu errado no seu planejamento de carreira.
Sua vida familiar, social, espiritual, profissional e seu descanso deve estar dentro do dia de 24h, e se isso não está acontecendo por alguns meses, posso te dizer que seu negócio consumiu a sua vida sem você perceber.

Plano de vida e Plano de Negócios

Independente da sua profissão, antes de planejar seu futuro nos negócios, você precisa planejar seu futuro de vida. Quais são suas metas de vida?
As metas de carreira devem ser traçadas se baseando nas suas metas de vida. Ou seja, sua carreira vive em função da sua vida, e não o contrário. Seu negócio na fotografia deve levar você a realização das suas metas de vida e não deixar seu trabalho tomar a sua vida.
Então segue aí algumas metas de vida que você precisa fazer imediatamente após lê este artigo:

1. Metas de vida de curto prazo
Curto prazo é o tempo de 6 meses à 01 ano em média. O que você pensa em comprar, que lugares pensa em visitar? Aquele passeio que você promete ao seu filho e nunca cumpre.
Sonhos que você tanto almejou e que estão sufocados pela falta de tempo. Você vai escrever no papel essas metas de curto prazo, numerando-as todas elas.

2. Metas de médio prazo
Médio prazo podemos considerar de 03 à 05 anos. Aquela viajem dos seus sonhos, aquele carro que desde criança você tanto deseja. Quem sabe a sua casa própria? Quais são as pessoas que você gostaria de ajudar? Seu pai, sua mãe? Como gostaria de ajudá-los?
Anote tudo no papel suas metas de médio prazo.

3. Metas de longo prazo
Posso dizer que são as mais difíceis. São metas de 10, de 15 anos. Como você gostaria de estar daqui a 10 anos? Pensar nessas metas parece loucura, mas quem não sabe onde quer chegar é como um carro andando a toda velocidade sem um destino certo. Se você não tiver um “google waze” da sua vida terá que ficar parando pra perguntar, e nem sempre as pessoas vão direcionar você para o local certo. Essa história de “deixo a vida me levar” só rola para o Zeca Pagodinho. Pra você, a vida terá alguns pontos de chegada e quem decide é você, outra pessoa que decidir pode não ser o que te fará feliz. Pense nisso! ;)

Plano de Negócios

Agora que você já colocou suas metas de vida em ordem, está na hora de correr atrás dos seus sonhos. E são seus negócios que farão isso por você.
Primeiro você vai buscar até mesmo na internet quanto custa suas metas de curto, médio e longo prazo.
Assim, quanto você precisa em dinheiro para realizar a meta de curto prazo? E médio prazo?
Quantos contratos você teria que fechar para cumprir esses objetivos? Quanto economizaria por mês para chegar no primeiro ponto desejado? Ótimo, agora você está começando a traçar seu plano de negócios afim de conquistar seu plano de vida.

1. Equipamentos que você precisa comprar para os próximos 06 meses.
2. Qual trabalho(ou cliente) você sonha em fazer?
3. Algum curso específico?
4. Quantos funcionários você vai precisar futuramente?
5. Quais parcerias você vai precisar para acelerar seu crescimento?

Novamente tudo para o papel com datas definidas. Planos sem datas são simples sonhos. Planos com datas são metas, e metas servem para ser alcançadas.
O seu “GPS” está ligado e você tem 24h por dia para organizar essas ideias.
O primeiro passo é dividir suas horas do dia. Você precisa ter uma hora máxima para ficar na cama, e quanto mais cedo acordar, maior vai ser o seu rendimento durante o dia. Dormir cedo também trás mais disposição para o dia seguinte, já que a própria medicina já comprovou a importância do hormônio de hibernação que é produzido no nosso corpo no sono da noite. Tratar fotos na madruga pode ser agradável pelo silêncio, mas a longo prazo vai te deixar com uma grande indisposição e sem criatividade.

Hora certa das refeições também é importante. Café da manhã e almoço nos horários do dia programado, como se você fosse o seu funcionário. E término do “expediente”. Procure trabalhar entre 06 à 08 horas por dia. Acabou o tempo, acabou mesmo. Hora de relaxar, estudar, fazer algo que gosta, curtir a família e até assistir um filme.

É normal que nas primeiras semanas você ainda não possa fazer isso, leva um tempinho para se organizar sem prejudicar o trabalho. Para que eu conseguisse me organizar, liguei para os clientes e perguntei se podia aumentar o tempo de entrega. Alguns aceitaram numa boa e ganhei mais tempo.
Outro ponto forte também que me ajudou muito foi em pensar bastante antes de começar a fotografar. Acertando o balanço de branco e a fotometria, o trabalho de pós produção torna-se mais rápido.

Considerações finais

Tenha metas grandes, pense grande, mas muito cuidado com o que você escreve nas metas de vida, pois você pode almejar o que quiser, só não terá direito a escolher as consequências desses planos.
Muitas coisas vão acontecer para desanimar você. Muitas pessoas vão dizer coisas para te colocar pra baixo. Mas persevere sempre olhando para o futuro. Lembre-se, o GPS está ligado e sua vida estará indo na direção certa.

Não importa o que disserem, seja louco de acreditar nisso tudo, de acreditar em você!


Leandro Queluci é formado em Design gráfico e se especializou na computação gráfica visando trabalhar com cinema. Mas, quis o destino guiado por Deus que ele fotografasse um casamento por imprevisto, onde descobriu uma grande paixão. Atualmente Leandro e sua esposa fotografam casamentos por todo o Brasil e ministram workshops de Fotografia, Edição e computação gráfica.
Portfólio | Facebook | Veja todos os artigos de Leandro no Atelliê

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

*