Últimas Postagens

Inspiração na fotografia de Hollywood

É impressionante como os filmes influenciam direta e indiretamente em nossas vidas. Neste artigo vou abrir seus olhos para a fotografia usando composições dos filmes.

Muitas vezes envolvidos pela história não observamos os detalhes e a riqueza das imagens que foram compostas em um filme. Isso porque, diferente de chegar em um evento e trabalhar com o que temos no local, um filme conta com uma equipe de profissionais qualificados em cada área para que você receba nas telonas aquela imagem perfeita reproduzindo a emoção que pede o roteiro.

Parte de um diretor, produtor, foquista, diretor de fotografia, etc, etc… Não dá pra comparar com o trabalho realizado ao vivo e sem cortes como é o nosso, mas e porque não usar as cenas compostas pelos maiores profissionais do planeta para inspirar suas fotografias?

Então segue aí algumas cenas que extraí de filmes empolgantes que vão ajudar nas suas fotos!

1- Johnny & June

“A história do cantor Johnny Cash (Joaquin Phoenix), desde sua juventude em uma fazenda de algodão até o início do sucesso em Memphis, onde gravou com Elvis Presley, Jerry Lee Lewis e Carl Perkins. Sua personalidade marginal e a infância tumultuada fazem com que Johnny entre em um caminho de auto-destruição, do qual apenas June Carter (Reese Witherspoon), o grande amor de sua vida, pode salvar.”

Foto 01

Repare bem como a câmera se posicionou exatamente por trás da luz principal do casal, usando-a como luz de recorte. Na foto abaixo, com outro angulo, deixei marcado o quanto este simples efeito no contorno do cabelo e nas bordas do rosto deu mais nitidez e romantismo a cena.

foto 02

O contra luz pode ser usado por você artificialmente através de um flash ou uma luz de Led. Enchergar a cena em um giro de 360 graus pode trazer infinitas possibilidades. Mas para que este efeito não crie sombras indesejáveis no rosto do plano principal, é necessário que haja um foco de luz mais suave também iluminando a frente.
Esta luz de recorte não foi usada apenas neste filme por se tratar de um palco onde acontecia o show do casal, mas a luz de recorte é muito usada em diversos filmes, veja na foto abaixo em outro filme.

2 – Um Porto Seguro

“Quando uma misteriosa mulher chamada Katie (Julianne Hough) se muda para a pequena cidade de Southport, Carolina do Sul, seus novos vizinhos começam a levantar questões sobre seu passado. Bela e discreta, ela evita qualquer tipo de laço pessoal com os outros habitantes da região até que conhece o charmoso Alex (Josh Duhamel), um homem gentil, viúvo e pai de dois filhos, e a sincera Jo (Cobie Smulders), que se torna sua amiga. Katie começa a se interessar por Alex e se sente cada vez mais afeiçoada a ele e sua família. Ela acaba se apaixonando mas um segredo de seu passado a impede de ser plenamente feliz.”

foto 03

Repare o contra luz novamente nesta cena. Aqui a direção usou a luz do Sol para fazer esse recorte, assim você pode usar um rebatedor para iluminar o rosto do casal.

No filme você também encontra boas imagens usando reflexos nos vidros e exploram bastante as regras da proporção áurea. Repare!

foto 04

foto 05

foto 06

foto 07

foto 08

3 – Marido Por Acaso

“A dra. Emma Lloyd (Uma Thurman) possui um programa de rádio de sucesso, onde dá conselhos sentimentais. Emma defende sempre o amor racional, apresentando suas teses em seu livro recém-lançado, “Amor Real”. Um dia Sofia (Justina Machado), uma de suas ouvintes, liga para o programa e pede conselhos sobre o relacionamento com Patrick Sullivan (Jeffrey Dean Morgan), seu namorado. Emma defende que ela termine o namoro, conselho seguido por Sofia. Patrick ouve o programa pelo rádio e, a partir de então, passa a querer dar o troco em Emma. Para tanto ele conta com a ajuda de Ajay (Jeffrey Tedmori), seu vizinho adolescente, que consegue modificar os dados cadastrais de Emma. Ajay modifica os dados para que ela e Patrick sejam agora casados. A idéia não agrada nem um pouco a Emma, que está prestes a se casar com Richard Bratton (Colin Firth), seu editor.”

Neste filme você vai encontrar boas imagens dentro das regras e outras que fogem das regras, mas que trazem novos horizontes.
foto 09

 

Nesta cena você encontra uma imagem que poderia, pela sua boa composição, ser dividida em duas que não perderia informação ou ficaria sem nexo. Veja:
foto 11

Com a ajuda do espelho fica mais fácil, claro!
foto 12

Agora repare na composição da foto abaixo:
Foto 13

A foto pode ser divida em quatro partes iguais que cada parte formaria outra foto.
Foto 14

Foto 15

Foto 16

Foto 17

Foto 18
Conseguir em uma foto construir quatro cenas diferentes requer treinamento e boa percepção. Lentes abertas ajudam bastante.

Agora um alerta: Esse tipo de fotografia nem sempre tem uma mensagem única, ela é ampla e leva as pessoas a um bom tempo analisando seus detalhes.

Na imagem em seguida, a direção utilizou o cenário para direcionar seu olhar para a atriz. Deixou um lado mais escuro e colocou o plano principal iluminado.
Foto 19

Repare como as vigas de ferro levam nossa atenção para a atriz. Então eles colocaram as vigas com essa intenção? Claro que não, a atriz que foi posta exatamente num ponto estratégico para composição desta cena.
Foto 20

 

Resumo:
Utilizar a luz em ângulos diferentes podem trazer novas perspectivas. Abuse da luz de recorte, um detalhe que poucos fotógrafos usam. Faça cenas abertas também e procure ângulos que todo o preenchimento da foto tenha imagens bonitas, e não só o plano principal. Procure utilizar as linhas a seu favor direcionando o olhar para o ponto principal da foto. Ruas, árvores e quaisquer objetos que se repetem podem fazer bem essa função. Seja criativo! ;)

Veja bons filmes e sempre arrisque ângulos diferentes. Assistir um filme mais de uma vez trará imagens que passaram despercebidas pelos seus olhos.

Agora segue uma lista de filmes que também podem ajudar muito na inspiração de suas fotos:

* Querido John
* Cartas para Julieta
* As 7 Regras do Amor
* O primeiro amor
* Uma história impossível

 


Leandro Queluci é formado em Design gráfico e se especializou na computação gráfica visando trabalhar com cinema. Mas, quis o destino guiado por Deus que ele fotografasse um casamento por imprevisto, onde descobriu uma grande paixão. Atualmente Leandro e sua esposa fotografam casamentos por todo o Brasil e ministram workshops de Fotografia, Edição e computação gráfica.

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

*