Últimas Postagens

Missão Fotógrafo: Onde você quer chegar?

Ser fotógrafo é ter o melhor emprego do mundo? Onde você quer chegar com a sua fotografia?

Nós sabemos que a fotografia tem vida, tem voz e todos os outros sentidos. A arma que você tem em mãos tem o disparo necessário para mudar vidas. E quando você consegue entender isso suas fotos passam a ter sentido.

Independente do seu estilo, independente do mercado que você atua, você tem poder para ir contra a maré de caos que temos visto pelo mundo.

A fotografia pode ser sua semente da esperança, de paz, de amor. Existem muitas imagens chocantes na internet e na televisão. Imagens que dão muita audiência. O sensacionalismo ganha espaço mostrando a desgraça, colocando as pessoas para baixo, tirando a esperança e cultivando o medo.

Não estou fechando os olhos para o que tem acontecido, mas os atos dignos que são maiores em pessoas do bem, são ofuscados pela ambição da publicidade sensacionalista.

E como posso mudar isso?

Observe na foto abaixo:

01

O que esta foto diz pra você? Você nem mesmo sabe o nome deste casal. Com certeza você vê na foto cumplicidade, amor, companheirismo.

E se eu te disser que este casal está junto há 16 anos? É verdade que o casamento tem sido mostrado como uma coisa banal, que um casal vive apaixonado até os 7 anos de casados, mas este casal e muitos outros estão juntos a mais de uma década e são extremamente apaixonados.

Essa é a minha contribuição, é o meu compartilhamento, minha visão, minha missão. É mentira que o casamento é uma instituição falida. É possível sim criar um novo amanhã, e só faremos isso quando entendermos nossa missão de vida como fotógrafo.

E é esse tipo de sentimento que vou espalhar. Você faz sua parte quando rema contra a correnteza.

Um registro pode ser apenas mais um dia de trabalho, um dia de fotos. Ou não, depende da forma como você enxerga.

Por exemplo, veja nesta foto abaixo:

02

A gestante representa um começo de vida. Qual mulher não fica alisando sua barriga como se estivesse fazendo carinho no bebê? Mas em um mundo caótico? O que vai ser dessa criança daqui uns anos?

Com certeza muitas pessoas pensam desse jeito quando focam suas emoções no âmbito geral dos acontecimentos. Eu respondo o que vai ser dessa criança. Um homem honrado que vai cultivar o amor e fazer a diferença no mundo.

Fotografar uma gestante é fazer parte deste recomeço, é alimentar a esperança de um mundo melhor amanhã. Talvez sua missão de vida seja levar esperança com fotografias de gestante. Muitas mulheres desistem de fazer o aborto depois de olhar uma foto de gestante.

Neste momento se você fechar os olhos e lembrar de fatos marcantes de sua vida, com certeza a fotografia ajudará muito a trazer de volta a emoção vivida naquele exato momento que é inesquecível pra você.

É claro que não existe uma máquina do tempo que te leve ao passado, mas existe uma máquina do tempo que trás o passado até o seu presente, e essa máquina produz fotografia.

Você é o operador desta máquina hoje, que levará o sentimento para o futuro. Como você quer ver o Brasil daqui uns anos?

Sua contribuição é levar o sentimento de vida com o seu olhar, com a sua fotografia.

Eu tenho uma foto quando eu era criança de pé na janela com minha mãe do lado de dentro da casa segurando minhas pernas, e meu pai fez essa foto do lado de fora de casa. Não é difícil perceber o quanto meu pai estava feliz em me fotografar na janela. Mas ele nem aparece na foto.

Esse sentimento tornou-se perceptível quando vi minha filha sentada na janela com minha esposa do lado de fora segurando-a. Corri as pressas para pegar a câmera e registrar esse momento. E daqui uns anos sei exatamente o sentimento que minha filha vai ter quando vê a foto que fiz dela.

Ela vai enxergar o tamanho da minha felicidade por trás da câmera.

Ser fotógrafo é sim, ter o melhor emprego do mundo, e não tem limites para o tamanho da fotografia que você pode fazer, da quantidade de pessoas que você pode impactar.

Não importa quanto tempo leve, você será lembrado para sempre, seja por sua família, seja por seus amigos, seja por clientes, você pode sim, marcar vidas e eternizar momentos.

Hoje em dia a propagação em massa não está apenas nos veículos de imprensa, na TV, Rádios ou jornais. A internet quebrou essa hegemonia, ou seja, qualquer um pode propagar a notícia que quiser, espalhar o conteúdo que quiser.
Entendendo sua missão como fotógrafo, trabalhando com amor, sua fotografia pode mudar o estado de espírito das pessoas, levando paz e esperança. O Brasil e o mundo agradece.

Foto da minha filha Nathália na janela.

Foto da minha filha Nathália na janela.

 


Leandro Queluci é formado em Design gráfico e se especializou na computação gráfica visando trabalhar com cinema. Mas, quis o destino guiado por Deus que ele fotografasse um casamento por imprevisto, onde descobriu uma grande paixão. Atualmente Leandro e sua esposa fotografam casamentos por todo o Brasil e ministram workshops de Fotografia, Edição e computação gráfica.
Portfólio | Facebook | Veja todos os artigos de Leandro no Atelliê

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

*