O triângulo da Exposição.

Sua exposição é adquirida pela câmera de três maneiras: ISO, abertura e velocidade do obturador. Isso cria um triângulo com três pontos móveis. É chamado, não surpreendentemente, de triângulo da exposição.

O triângulo da exposição ajuda você a escolher as configurações da câmera que lhe darão a melhor exposição enquanto afetam a estética da imagem: primeiro escolha a configuração que afeta mais diretamente a aparência da imagem da forma como você a concebeu. Para mim, geralmente é a abertura. Então, escolha a segunda configuração. Isso normalmente é um comprometimento entre as duas restantes, mas qualquer comprometimento é mais fácil de decidir se você souber o que é mais importante para você. Para mim, geralmente é o ISO, mas se a luz estiver baixa e eu precisar de uma velocidade mais alta de obturador, então faço a minha escolha por ela.

O triângulo da exposição não é física nuclear, mas é útil. Opte pela primeira, e encontre o melhor comprometimento entre as duas restantes, tendo em mente que, desde que você faça certo, há provavelmente um punhado de combinações diferentes que lhe darão uma exposição apropriada. Mas pode haver apenas uma que lhe dê a aparência que você quer. Escolha suas configurações — até mesmo os comprometimentos — com base em sua visão.

Fonte: Joe McNally, em “O Momento do Click”, 2008

Deixe seu comentário

2 comentários

  1. Fera demais esse site!

Deixe seu comentário

*