Tarefa de Casa: o que se lembrar na hora de compor uma foto?

Imagine comigo: você sai para um ensaio em uma locação externa e se mata  pra encontrar uma boa luz, uma sombra decente, dirigir os modelos e configurar a câmera. Depois disso é hora de chegar em casa, ver que tudo saiu melhor que você esperava, dar um tapa na pós-produção, redimensionar, publicar no facebook e pensar “ufa, fiz a foto da minha vida”.

Espera lá. Fez mesmo? Vale lembrar que todo este longo e suado processo pode vir abaixo por conta de apenas uma palavrinha: composição. Já falamos (muito) sobre composição por aqui, mas resolvi listar aqui embaixo um check list para que nada dê errado no momento do clique!

Vamos lá:

Confira seu “background” e certifique-se de que nada está desviando a atenção do seu assunto principal.

Na dúvida, aproxime!

Balanceie sua composição e lembre-se da valiosíssima regra dos terços.

Na dúvida, centralize!

Procure por uma boa fonte de luz para evitar o flash (e os olhos vermelhos)

Pra finalizar: considere investir em um tripé portátil e um controle remoto (se sua câmera for compatível com um) e não espere chegar em casa para conferir se sua foto está ok. Aproveite sua locação, olhe para os lados e faça quantas variações você puder.

E você, quais são suas dicas para uma boa fotografia? Conta pra gente nos comentários!

Você também pode gostar de:

*