Últimas Postagens

Como criar um preset no Lightroom

Presets do Lightroom (predefinições) servem para aplicar correções e/ou ajustes pré definidos na foto afim de tornar o fluxo de trabalho mais rápido acelerando o processo de pós produção.

Criar um preset no Lightroom é bem simples, com alguns cuidados importantes e um passo a passo prático você poderá criar seus próprios presets e acelerar a entrega de fotos.

Um detalhe importante que você precisa se atentar é que para cada luz um preset diferente deverá ser criado. Ou seja, aquele mesmo preset que você utiliza nas fotos externas pode não ser utilizável para eventos a noite e vice versa. E em fotos a noite, pode ser que, dependendo das luzes usadas no local, determinado preset não tenha serventia.

Outro cuidado também muito importante é que “ajustes básicos” (opção de balanço de branco, exposição, tons branco e preto) não “devem” ser acrescentados no preset. Isto porque a fotometria e o balanço de branco mudam relativamente em cada cenário. Vamos a prática!

Com o Lightroom aberto, depois de fazer suas correções, observe ao lado esquerdo da tela em predefinições com o Lightroom em Português. Clique na cruz indicada pelo círculo vermelho com a seta.

01

Nomeie o seu preset e escolha uma pasta para salvá-lo. Escolha um nome que diga o efeito de mais destaque, para que seja fácil de identificá-lo. Por exemplo, se você criou um ajuste intensificando o verde da paisagem, então procure nomeá-lo com essas predefinições.

Você pode criar uma pasta (folder) para salvar seu preset. A dica é que você crie uma pasta para cada cenário utilizável. Por exemplo, pasta para fotos externas, casamentos a noite, fotos de bebês, dias nublados, etc. Observe!

02

Na parte de baixo, clique no botão desmarcando todas as opções.

03

Marque os efeitos que foram criados na foto, e deixe em branco as opções mostradas nas imagens abaixo. Como explicado acima, essas opções mudam conforme a fotometria do local e ajustes locais depende dos pontos específicos a serem corrigidos em cada foto, portanto deverão estar desmarcados.

04

Clique em criar e pronto, seu preset está pronto para uso em outros trabalhos.

05

Para acessar o preset, basta localizar a pasta no painel a esquerda e clicar no preset criado.

Ao utilizar o preset, lembre-se, é uma predefinição. Efeito pré-definido que poderá ainda, se necessário, sofrer alguma alteração após a aplicação.

Dica extra: Não polua seu trabalho com vários presets em uma sessão de fotos. Além de descaracterizar seu portfólio, deixa um ar de amadorismo e impresso em álbum trará uma grande “bagunça” visual.

Crie seus presets, não muitos, sabendo que um bom tratamento é importante e pode “salvar” muitas fotos, mas não abra mão de uma boa fotometria e um balanço de branco feito corretamente.


 

Leandro Queluci é formado em Design gráfico e se especializou na computação gráfica visando trabalhar com cinema. Mas, quis o destino guiado por Deus que ele fotografasse um casamento por imprevisto, onde descobriu uma grande paixão. Atualmente Leandro e sua esposa fotografam casamentos por todo o Brasil e ministram workshops de Fotografia, Edição e computação gráfica.
Portfólio | Facebook | Veja todos os artigos de Leandro no Atelliê

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

*