Últimas Postagens

Como criar uma “Action” no Photoshop

Você já definiu se estilo padrão de edição de fotos no Photoshop, mas tem perdido muito tempo repetindo todo o processo em cada Fotografia. É exatamente para isso que os comandos de “Action” podem te ajudar.
Caso você não tenha noção deste recurso do Photoshop e nem mesmo ouviu falar que existia, as “Actions” que na tradução quer dizer “ações”, são as predefinições que você grava para aplicação da edição em outras fotos.

Acompanhe aí o passo a passo de como preparar suas “actions” e ganhar tempo e qualidade na sua pós produção.

Primeiro passo é abrir a janela de Ações:

foto 01

Abra a foto que fará a edição. Em seguida crie uma pasta clicando no ícone abaixo da janela de ações. Veja!

foto 02

Dê um nome para a ação que irá executar, um nome que represente bem o estilo de edição que irá propor (este nome poderá ser mudado depois).

Foto 03

Logo, clique no ícone ao lado da pasta, é o ícone de criar nova camada, que nesta janela representa “criar ação”.

foto 04

Dê um nome para a sua ação e escolha o conjunto(pasta) que acabou de criar, neste exemplo usei ‘Atelliê Fotografia’. Confira:

foto 05

Repare que o botão vermelho de REC já estará ligado e gravando todas as suas ações de edição.

foto 06

Conforme você for aplicando os ajustes, filtros ou qualquer outro recurso do Photoshop, na janela de Action será mostrado o passo a passo do seu trabalho

foto 07

Terminando a edição da foto, clique em Stop, botão ao lado do Rec na janela. Sua ação foi gravada e você pode aplicar em outras fotos normalmente. Basta abrir outra foto e na janela “Action” , marque a ação desejada, neste exemplo minha ação está em “teste”. Depois clique no botão com formato de ‘play’. Veja nas fotos abaixo:

 

foto 08 Foto 09 Foto 10

Pronto, todas as suas ações serão aplicadas. O processo é bem simples e vai agilizar muito sua rotatividade de trabalho.

Deixando claro que, as “Actions” são predefinições aplicáveis na foto num todo e algumas ações de ferramentas que tratam um pequeno trecho da foto, ou alguma manipulação específica para determinada fotografia, a ação não terá efeito.

Neste caso, você terá que fazer por partes e saber explicar bem quando for nomear cada conjunto de ações. Aplica a ação, trabalha a ferramenta específica e depois volta com a ação desejada.

Não deixe de criar novas opções de predefinições caindo no comodismo de sempre achar que suas fotos estão boas e pronto. O bom fotógrafo é aquele que sempre busca melhorar, seja na fotografia, seja na pós produção!

 


Leandro Queluci é formado em Design gráfico e se especializou na computação gráfica visando trabalhar com cinema. Mas, quis o destino guiado por Deus que ele fotografasse um casamento por imprevisto, onde descobriu uma grande paixão. Atualmente Leandro e sua esposa fotografam casamentos por todo o Brasil e ministram workshops de Fotografia, Edição e computação gráfica.
Portfólio | Facebook | Veja todos os artigos de Leandro no Atelliê

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

*