Últimas Postagens

Como Deixar Suas Fotos Mais Nítidas

Muitos fotógrafos e simpatizantes de fotografia se perguntam sobre como deixar as fotos mais nítidas. É comum ficar imaginando que as imagens estejam ruins por conta de algum problema na configuração da câmera, mas não conseguem identificar qual é.
como-aumentar-a-nitidez-das-fotos---FOTO-01

Fotos de qualidade precisam estar bem visíveis, sem tremores ou ruídos, não é mesmo? Pois saiba que existem alguns obstáculos que podem estar impedindo de que as suas fotos fique como esperado. A seguir, listarei algumas hipóteses para que isso esteja acontecendo e darei uma série de dicas para que você tire fotos mais nítidas.

Confira:

Diafragma

É ideal utilizar uma profundidade de campo que seja condizente com o resultado que quer se atingir, e para isso é bom prestar atenção ao diafragma de sua lente. Uma regra simples é usar a abertura entre f/2.8 à f/8. Quanto mais abrir, mais luz passa para o sensor e para o obturador fazendo um desfoque de fundo muito bonito, é verdade; mas a nitidez do ponto em foco também fica comprometida. Fechando demais acima de f/8, a famosa vinheta de lente fica mais acentuada, o que compromete a nitidez. Não é uma receita de bolo, mas você pode testar os limites mínimos e máximos das suas lentes, no modo geral de f/2.8 à f/8 possuem um campo focal bem nítido.

Lentes

Para boas fotos, use boas lentes. É essencial seguir essa regra se você quer ter um resultado legal. A qualidade das lentes influencia muito na nitidez das fotos e você pode perceber comparando entre uma lente ou outra. É bem perceptível. Faça um teste com lentes com menor procedência e depois com lentes de qualidade superior.
Preste bastante atenção ao comprar produtos importados pela internet, pois nem tudo que é caro por lá, é caro lá fora. Sim, a regra do “se é caro é melhor” vale para lentes e outros artigos de fotografia. E quem é fotógrafo no Brasil sabe, a maioria dos produtos de trabalho são importado, por isso, não vá comprando sem pesquisar sobre a marca e o verdadeiro preço no país de origem.

Lentes fixas podem apresentar maior nitidez, isso porque são mais simples, com menos recursos acabam tendo aberturas maiores facilitando a entrada de luz.

Filtros

De nada adianta investir em lentes importadas e de ótima qualidade se você comprar um filtro sem procedência. É como se colocasse um pedaço de vidro frente à câmera e isso realmente pode acabar com a nitidez dos seus cliques.
Então, se quer utilizar filtros, escolha bem. Infelizmente não adianta economizar tanto em lentes quanto em filtros, pois você se decepcionará. Do modo geral evite usar filtros.

ISO 

É desejável utilizar sempre valores de ISO baixos. Um ISO muito alto pode causar ruídos, prejudicando muito a nitidez das fotos. Comece pelo número 100 e vai aumentando conforme achar que deve, comparando as fotos.

É preciso lembrar também de desabilitar a função da máquina “redução de ruídos”. Essa função dá aquela impressão do efeito “blur”, como se a imagem estivesse desfocada.

Luz

Outra dica para deixar suas fotos mais nítidas é ficar ligado na iluminação. Uma sugestão é comprar um flash externo ou alguma luz auxiliar, eles vão te ajudar a manter boas condições de luminosidade na hora das fotos.

Parece algo simples e óbvio, mas muitas pessoas não prestam atenção no básico como a iluminação. E a falta dela acaba prejudicando a qualidade das imagens.

Mãos firmes

Já pensou que suas fotos podem estar tremidas ou sem nitidez por que está sem muita firmeza ao segurar a câmera? Tem fotógrafos que não gostam de usar tripé e claro que há situações impossíveis de usá-lo. Portanto, é hora de treinar as mãos para não tremer ao tirar fotos.

A dica é empunhar a máquina com a mão direita e segurar e manipular a lente com a esquerda. Assim que você pegar o jeito conseguirá capturar imagens bem precisas.

Entretanto, mesmo que muitas vezes não vá precisar, é bom ter um tripé. Pode ter certeza que um dia você precisará dele.

Pós-produção

É possível na pós produção fazermos alguns ajustes para melhorar a nitidez das fotos. São várias formas de fazermos isso. Vou deixar aqui uma dica ninja de aumento de nitidez no Photoshop para você aplicar na sua foto que antes parecia perdida. Segue:

1. Abra a foto escolhida:

como melhorar a nitidez das fotos - FOTO 02

 

2. Duplique a camada (CRTL J ou CMD J)

como melhorar a nitidez das fotos - foto 03

 

3. No menu em Imagem, mude o modo RGB para Lab.

como melhorar a nitidez das fotos - FOTO 04

 

4. Clique em não achatar

como melhorar a nitidez das fotos - FOTO 05

 

5. Na janela Canais, desmarque todas as opções deixando apenas o canal L, de Luminosidade. Sabendo que as cores ficam no canal a e b, o preto e branco fica no canal L. Neste caso isolamos as cores para que não granule a pele e as partes planas, assim somente os contornos ganharão pixels aumentando a nitidez.

como melhorar a nitidez das fotos - FOTO 06

 

6. Depois vá em filtro, Tornar nítido, e Máscara de Nitidez. No Photoshop Inglês é Unsharp Mask.

como melhorar a nitidez das fotos - FOTO 07

7. Como você só estará aplicando a nitidez no preto e branco, você pode abusar um pouco da intensidade e no Raio. Mas seja cauteloso, pois não existe um padrão para a quantidade, varia de imagem para imagem. Use a percepção ;)

como melhorar a nitidez das fotos - FOTO 08

 

8. Ligue todos os canais outra vez e volte para a janela de camadas.
Crie uma máscara na camada de cima.

como melhorar a nitidez das fotos - Foto 09

 

10. Agora com o pincel preto vai pintando as partes do rosto que possam ter granulado demais. Veja:

como melhorar a nitidez das fotos - Foto 10 (1)

 

11. Volte em modo e converta para RGB outra vez. Passando de RGB para Lab e voltando para RGB não compromete a imagem em nada. Não faça esse processo em CMYK pois essa variação não garantiria qualidade na fotografia.

Essa é apenas uma das formas de aplicar nitidez na pós produção. Lembre-se, a melhor nitidez é aquela que não precisa de pós produção. ;)

 

Leandro Queluci é formado em Design gráfico e se especializou na computação gráfica visando trabalhar com cinema. Mas, quis o destino guiado por Deus que ele fotografasse um casamento por imprevisto, onde descobriu uma grande paixão. Atualmente Leandro e sua esposa fotografam casamentos por todo o Brasil e ministram workshops de Fotografia, Edição e computação gráfica.

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

*