Como fazer melhores fotos aproveitando o Pôr do Sol

Hoje em dia é muito normal que um casal, após decidir se casar, queira uma sessão de fotos explorando a beleza do pôr do Sol. O que eu quero me aprofundar neste artigo são regras no geral e algumas dicas de fotografia que utilizo nos meus trabalhos utilizando como plano de fundo o Sol.

Tenho certeza que depois que você terminar a leitura deste artigo, você também sentirá uma vontade enorme de explorar essa beleza natural e, se aplicar tudo o que aprender aqui, poderá ter resultados surpreendentes.

Como fazer as melhores fotos usando o Sol

Fotografar com o Sol de fundo pode ser tranquilo para quem quer o sol como segundo plano e no primeiro plano somente o contorno ou, como é mais conhecido, a silhueta.

Isso acontece porque ao fotometrar o fundo, para se alcançar o máximo de detalhes da beleza do sol se pondo, é necessário trabalhar nos níveis de exposição de luz. Como o fundo contém a maior fonte de luz do planeta, tudo o que estiver no primeiro plano ficará escuro. E se você por acaso fotometrar no primeiro plano, o fundo acaba estourando e você perde a beleza do pôr do Sol.

Foto 01

Solução: Fotometre o fundo e use o Flash no primeiro plano. A fotometria do fundo é bem simples, fechando o diafragma, você tem um céu azul escuro e um Sol bem estrelado, onde visivelmente você consegue enxergar os raios do Sol.

F/9 em 1/160 e ISO 100

F/9 em 1/160 e ISO 100

Fazendo o contrário, fechando o diafragma mas aumentando a velocidade do disparo, você tem um Céu azul mais claro com um Sol bem grande e redondo, veja nas configurações:

F/2.8 em 1/4000 e ISO 100

F/2.8 em 1/4000 e ISO 100

A diferença é a seguinte, para iluminar o primeiro plano é necessário usar o flash na sua potência máxima em modo manual trabalhando em sincronia com a câmera. Quando você trabalha com o diafragma fechado, muitas vezes se faz necessário o uso de 02 ou mais Flashes.

Trabalhando com velocidade alta e lente bem aberta, com 01 flash você já consegue iluminar o primeiro plano, mas é necessário algumas tentativas até que acerte bem o alvo. O flash não poderá estar em cima da câmera, o que neste caso te possibilitaria estar mais distante, abrindo mais o ângulo da foto (usando um Radio Flash e um Flash que necessariamente deverá ser o dedicado).

Com o flash sincronizado com a câmera, você vai ajustá-lo pela câmera, usando as seguintes configurações: Modo Manual, potência 1/1 e para meio plano, 105 mm.

Para fotos de corpo inteiro fica mais complicado usar apenas um flash, mas funciona também, veja: Modo Manual, potência 1/1 em 70 mm. Neste caso você vai ter que afastar o flash do fotografado para que o ilumine por inteiro, perdendo um pouco da nitidez. Na foto abaixo dei preferência em cortar a parte em que o flash não alcançou, já que eu estava apenas com 01 Flash.

Foto 04

Vá ao local um dia antes para analisar o espaço, como fica suas fotos somente com o Sol. Dê preferência ao Sol que se pôe na água, pois o reflexo também trás uma coloração bem diferente em cada estação, em épocas do ano você se surpreenderá com cores como vermelho e coral. Faça o teste!

Pós Produção

Fazendo a fotometria certinha e usando o flash num ângulo de 45 graus, você não terá trabalho na pós produção. No lightroom, ajuste o realce é -45 (+ou-), na Claridade ou Clarity, você coloca em +60. Aumente a nitidez também para 60 num raio de 1,2. Agora é só exportar!

Espero que tenha gostado destas dicas de fotos ao pôr do sol, mas atente-se, pois em muitos lugares o Sol nasce na água, e não se põe. Neste caso você teria que mudar o horário dos seus ensaios!

Leandro Queluci é formado em Design gráfico e se especializou na computação gráfica visando trabalhar com cinema. Mas, quis o destino guiado por Deus que ele fotografasse um casamento por imprevisto, onde descobriu uma grande paixão. Atualmente Leandro e sua esposa fotografam casamentos por todo o Brasil e ministram workshops de Fotografia, Edição e computação gráfica.

*