Últimas Postagens

Como fotografar sozinho os produtos para minha loja virtual?

É muito comum que o novo proprietário de um e-commerce se pegue desesperado a respeito da qualidade das fotos em sua loja online. Na maioria das vezes, o orçamento ainda não permite contratar um fotógrafo profissional e, ao mesmo tempo, as imagens precisam apresentar uma boa definição (e iluminação) para que a loja fique interessante ao consumidor.

Pensando nisso, reuni as dicas de um dos vídeos da COOPH (ao final do post, em inglês) que ensina a aproveitar melhor a luz e os objetos que você provavelmente já tem em casa para incrementar a sua fotografia feita até mesmo com um celular. Aproveite!

1. Encontre (ou crie) um fundo sólido

Fundos sólidos (brancos ou coloridos) dão mais destaque ao produto que você quer mostrar. Vale utilizar uma parede colorida, neutra, ou até mesmo uma folha de papel (mas isso vai depender do tamanho do objeto que você quer fotografar, não é?).

2. Aproveite a iluminação natural (e dê uma ajudinha)

Uma boa foto é sempre resultado de uma boa luz. Fotografe seus produtos sempre ao lado (ou perto) de uma janela e complemente a iluminação com outras fontes de luz (ex: uma luminária de mesa ou um abajur), ou algo que irá rebater a luz de volta para o seu produto (ex: uma superfície reluzente, um espelho, um tabuleiro de alumínio ou uma folha de papel ou isopor).

3. Modifique a luz como preferir

Se a luz que entra pela janela é muito forte, você pode filtrar utilizando um lençol ou até mesmo uma folha de papel vegetal. O mesmo vale para a luz que vem da luminária de mesa e que pode ser modificada utilizando papel celofane colorido ou outros objetos transparentes: o efeito é muito legal!

Você também pode utilizar o flash da sua câmera, mas ele também precisa ser filtrado ou pode criar reflexos indesejados no produto que você está fotografando. No vídeo, a COOPH dá a dica: corte uma vasilha de plástico (pode ser de margarina ou sorvete) em formato de L e encaixe na frente do seu flash para proporcionar uma luz mais difusa e agradável!

4. Quanto maior o objeto, mais iluminado ele precisa estar

No vídeo, para fotografar uma bicicleta preta na frente de um fundo preto, o pessoal da COOPH transformou as pequenas fontes de luz (que não seriam suficientes para iluminar a bike por completo) em softboxes caseiras, expandindo assim o alcance da luz. A receita foi bem simples, um balde plástico com um buraco no fundo para o encaixe da luminária de mesa e coberto com papel vegetal.

Se você não quiser inutilizar o balde, também pode fazer uma armação de isopor, cartolina branca ou papelão revestido com papel branco (ou até papel alumínio!).

 

Outros links que você também pode gostar:

 

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

*