Últimas Postagens

Newborn: Como fazer o bebê sorrir durante a sessão de fotos?

jewel'

Fotografar recém-nascidos é uma tarefa que, afirmo com certeza, pequena parcela dos fotógrafos são capazes de realizar com a maestria necessária. Não estou falando de possuir um equipamento silencioso, objetivas claríssimas e uma percepção aguçada de luz, poses e props adequados. Embora isso também seja preciso, fundamental mesmo é ter jeitinho, é ter olhar, é ter confiança de saber lidar com um bebê com pouquíssimo tempo de vida.

Eu, que tenho apenas a alma de uma tia torta e desajeitada, me canso e me preocupo só de assistir um Ensaio Newborn: é muita coisa pra fazer, pra cuidar… é preciso aquecer, é preciso deixar limpinho e pode ser preciso esperar – por horas – até que o sono chegue ou que o wrap (estrategicamente enrolado às cantorias) faça seu papel.

São tantas técnicas e truques no ensaio, antes e depois dele, que aplaudo de pé a galera que abraça esse segmento tão exaustivo (e tão cheio de gratidão por trabalhar com essas pessoinhas que acabaram de chegar no mundo). E foi por isso que me surpreendi tanto ao encontrar esse post gringo que ensina truques para fazer um bebê parecer que está sorrindo para suas fotos.

A dica vem do blog oficial do estúdio Jewel Images. Formado por um time de fotógrafos que atuam em Oregon, nos Estados Unidos, o estúdio é especializado em retratos de família, gestantes e recém-nascidos: “muitas vezes, nós temos bastante sorte de fotografar o que pode ser o primeiro esboço do sorriso de um bebê. As pessoas costumam falar que isso é apenas um reflexo do corpo humano e que não está conectado a nenhuma emoção, mas nós gostamos de pensar que é um sorriso verdadeiro.”

jewel1

Depois de anos de experiência, extraindo (ou forçando!) essa imitação de sorriso com muita paciência e dedicação, eles chegaram à 4 dicas de como fazer o seu bebê sorrir durante a sessão de fotos. Veja só:

  • Sopre gentilmente um pouquinho de ar em volta do rosto do bebê. Isso pode encorajar que um leve sorrisinho apareça.
  • Sempre muito lentamente, toque as bochechas do bebê com as pontas dos dedos levantando o canto dos lábios. Se você tiver sorte, o restante da boca vai acompanhar o movimento, formando o que pode se parecer com um sorriso.
  • Fale bem baixinho no ouvido do bebê: isso parece funcionar melhor se for a voz da mãe, então muitas vezes nós convidamos a mãe para um breve cochicho durante a sessão de fotos. Se você estiver clicando uma foto da mãe e do filho isso pode ser ainda mais fácil!
  • Seja paciente e espere pelo momento certo do ciclo do sono. A fase leve de sono de um bebê é relativamente curta e eles tendem a sorrir quando estão entrando ou saindo desse estágio do sono. Preste atenção e você será capaz de reconhecer alguns sinais: o bebê vai começar a respirar um pouco mais pesado e os olhos vão se movimentar pra lá e pra cá com as pálpebras fechadas.

jewel2

jewel

Continue lendo sobre Ensaios Newborn no Atelliê

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

*