Últimas Postagens

Tarefa de Casa: Como evitar reflexos ao fotografar pessoas usando óculos

Como evitar reflexos ao fotografar pessoas usando óculos

Se alguma vez você já fotografou alguém usando óculos, você sabe o quanto isso pode ser uma experiência bastante frustrante. Em vez de recorrer a truques ou perder tempo corrigindo o brilho no Photoshop, você pode compreender regras simples da física que explicam por que esses reflexos ocorrem e isso pode permitir que você os elimine efetiva e rapidamente.

Neste vídeo (em inglês), Joe Edelman demonstra as leis da física por trás dos ângulos de reflexos. Simplificando: o ângulo em que a luz atinge uma superfície é o mesmo ângulo em que ele vai sair da superfície. Se a câmera se alinha com o ângulo de reflexão, você verá brilho. No caso dos óculos, isso é complicado pelo fato de que as lentes curvas criam múltiplos ângulos de reflexão, embora o princípio físico seja o mesmo. É claro que, remover os óculos é sempre uma boa alternativa, mas acontece que algumas pessoas preferem ser fotografadas com eles. Felizmente, Edelman nos acompanha através de uma série de configurações de iluminação com diferentes modificadores e demonstra como os reflexos aparecem e como se livrar deles… Tudo se resume a três dicas:

  1. Mude a posição ou ângulo da luz.
  2. Mude a posição ou ângulo do sujeito.
  3. Mude a posição ou ângulo da câmera.

É isso aí! Sem truques especiais ou manobras muito complicadas no Photoshop. Como um bônus, Edelman ainda nos dá este grande lembrete: “Toda a grande fotografia é um ato de resolver de problemas.”

Vale a pena aprender!

|VIA|

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

*